13 de maio de 2014

Consórcio do Agreste amplia direcionamento para meio rural

Em assembleia geral ocorrida no Centro Administrativo Antônio Rocha, em Arapiraca, os gestores do Consórcio Regional dos Resíduos Sólidos do Agreste resolveram ampliar a dinâmica de seus trabalhos.
 
Agora, ele se chamará Consórcio Regional dos Resíduos Sólidos e Desenvolvimento Rural Sustentável do Agreste (Conagreste) e abordará também o campo e a agricultura familiar.
 
Estiveram no encontro presentes prefeitos, secretários e assessores dos municípios de Arapiraca, Taquarana, Tanque d’Arca, Limoeiro, Lagoa da Canoa, Girau do Ponciano, Coité do Nóia, Craíbas, Maribondo, Maceió, Traipu, Quebrangulo, Igaci e Palmeira dos Índios.
 
Com a secretária Municipal de Economia e Finanças, Edina Pereira, presidindo a reunião, foram ainda discutidos relatórios de ações com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a serem encaminhados para o Ministério Público Estadual (MPE), e apresentada experiência do já existente Consórcio Para o Desenvolvimento da Região do Ipanema (Condri), pelo secretário-executivo do Condri, Edilson Ramos.

Segundo o secretário Municipal de Agricultura, com a criação deste consórcio sustentável de nossa região, pode-se trabalhar melhor a inclusão produtiva e a ampliação da insfraestrutura hídrica para a construção de pequenas barragens e cisternas para as famílias arapiraquenses que vivem no campo e que precisam de um auxílio para alavancar seus negócios.
 
"Com o compromisso da nossa prefeita Célia, nós, de Arapiraca, estamos à frente do Consórcio do Agreste. O que precisamos agora é fortalecer nossos vínculos, todos os municípios envolvidos, em uma cadeia de ações que vão desde investimentos na educação ambiental até a diminuição de danos ambientais, buscando na verdade uma solução regional com o gerenciamento desses resíduos", diz o secretário Municipal de Meio Ambiente e Seneamento (Semasa), Ivens Barbosa.
 
Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), em março, foi assinada ordem de serviços para a execução dos Planos Estadual e Intermunicipais de Resíduos Sólidos, em solenidade ocorrida em Maceió. Arapiraca está presidindo o Conagreste, a contar com 20 municípios da região neste consórcio.
 
Recentemente, um encontro ocorreu em Arapiraca sobre o manejo dos resíduos sólidos em Alagoas pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), que faz a validação do diagnóstico da gestão destes materiais no estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *