5 de maio de 2014

Célia anuncia mais quatro Escolas em Tempo Integral

P { margin-bottom: 0.21cm; }Na última semana, o município de Arapiraca foi contemplado pelo Plano de Ação Articulada (PAAr), do Ministério da Educação (MEC), com mais quatro escolas em tempo integral, para a formação educacional dos jovens arapiraquenses. O investimento acontece graças o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB).

Arapiraca possui atualmente 10 Escolas em Tempo Integral, nas zonas Urbana e Rural. As instituições são destaques em todo o Brasil devido seu padrão em excelência.

Segundo a prefeita Célia Rocha, os bairros que serão agraciados são: Canafístula, Arnon de Mello, Pau D’Arco e Baixa Grande.

“Este é um compromisso que estamos firmando para que mais jovens tenham acesso a uma educação de qualidade. O destaque conseguido por Arapiraca nos últimos anos tem colaborado para a vinda de novas escolas, e a nossa meta, é que possamos ser constantemente contemplados. O investimento na educação não vai parar”, afirmou a prefeita.

De acordo com a secretária Municipal de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto, anteriormente o PAAr havia contemplado o município com quatro creches, e na última terça-feira, 29 de abril, com as quatro escolas, todas elas nas mesmas localidades.

Referência

Com recursos obtidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), a Prefeitura de Arapiraca, na gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa, pode colocar em prática em meados de 2006, o início das obras das duas primeiras escolas em tempo integral do município, uma no bairro Jardim Esperança, e outra na comunidade de Nova Esperança.

Atendendo a necessidade de milhares de famílias, a Rede Municipal de Ensino em Tempo Integral comporta hoje em sua totalidade, cerca de 5 mil alunos, com a faixa etária entre 7 e 12 anos de idade, compreendendo 16% dos estudantes da educação municipal, a frente da média nacional que gira em torno dos 10%.

As escolas arapiraquenses são dotadas de profissionais capacitados para o desenvolvimento das matérias curriculares exercidas dentro e fora da sala de aula, contando ainda com o apoio de atividades sócio-educacionais, a exemplo de aulas de reforço, ações artísticas, informática, língua estrangeira e incentivo a atividade física, contribuindo com o fortalecimento da cultura cênica, clássica, rítmica e sonora.

Para auxiliar o trabalho exercido nas escolas, a Prefeitura de Arapiraca aliada a Secretaria Municipal de Educação, criou os Centros de Apoio às Escolas de Tempo Integral, os quais são destinados ao esporte, artes – Museu Zezito Guedes -, ciências – Planetário e Casa da Ciência -, atividades circenses – Escola de Circo -, e agrícola e rural – Escola de Campo.

Além dos Centros de Apoio, o município disponibiliza o auxílio das bibliotecas digitais nas comunidades, as “Arapiraquinhas”, que dispões de três mil títulos, incluindo livros contendo a história de Arapiraca, bem como de periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, além de salas de acesso à internet com nove computadores em cada uma delas contendo CDs, DVDs, mapas, jogos e bebeteca para abrigar recém-nascidos a partir de seis meses de vida.

A Rede Municipal de Ensino em Tempo Integral dispõe ainda de um Centro de Orientação Educacional Especializada (COEE), formada por psicopedagogas, psicólogas, fonoaudiólogas e assistentes sociais para o apoio psicossocial dos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *