26 de maio de 2014

Arapiraca sedia segunda capacitação do Selo Unicef

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Arapiraca sediou o 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef, que tem como objetivo divulgar a metodologia do Selo Unicef Município Aprovado, edição 2013-2016.

O evento que foi realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), teve a participação de adolescentes, articuladores e conselheiros municipais, presidentes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de vários municípios das regiões Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

A secretária municipal de Planejamento Cicera Pinheiro, representou a prefeita Célia Rocha( PTB), e disse que a parceria do Unicef, vem fortalecer ainda mais as ações municipais. “ A participação do Unicef para formação de comitês e orientação nas ações de saúde, educação e assistência social, é uma grande parceria para os municípios”, afirmou Pinheiro.

Segundo a articuladora municipal do Selo Unicef em Arapiraca, Adjnã Martins, durante o período de 2013 a 2016 serão feitos levantamentos dos dados relacionados à saúde, à educação e à assistência social. “Os municípios que assinaram a Carta de Intenção para o Selo Unicef, devem implementar políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes, com o objetivo de reduzir taxas de mortalidade infantil, analfabetismo, vulnerabilidade social, entre outros indicadores”.Durante o evento foram discutidos temas como a implementação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e o Primeiro Fórum Comunitário.

De acordo com a representante do Unicef, Conceição Cardozo, com a criação do Nuca, os municípios vão garantir um espaço de discussão com a participação dos adolescentes. Além disso a realização dos fóruns comunitários, definirá as ações estratégicas de políticas públicas e a participação social das ações direcionadas ao público-alvo.“ Este é o momento de discutir com a comunidade a situação dessas políticas, para a construção do Plano Municipal de Ação para Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, que será executado até maio de 2016”, informou Conceição Cardozo.

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *