12 de maio de 2014

Arapiraca inicia Semana Nacional dos Museus nesta segunda

Começa, na noite desta segunda-feira (12), a 12ª Semana Nacional dos Museus e, sendo a referência Brasil afora que é, Arapiraca não poderia deixar de integrar as atividades pelo país.

Às 19h, haverá abertura da semana com exposição artística e mesa-redonda sobre preservação e documentação de acervos com especialistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

O evento acontece no auditório do II Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

"O nosso acervo deve ser resguardado, ampliado e difundido cada vez mais. Nossos jovens estudantes arapiraquenses, sobretudo eles, tem direito a conhecer mais sobre essa terra de gente criativa e trabalhadora. Para que isso seja evidenciado, temos o Museu Zezito Guedes, o Memorial da Mulher Ceci Cunha e a Casa da Cultura", diz a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, ressaltando também o trabalho de preservação histórica em nossas bibliotecas.

A cidade de Arapiraca tornou-se referência justamente neste âmbito. No mês de março, a prefeita Célia Rocha (PTB) anunciou a criação do Sistema Municipal de Bibliotecas, durante o evento federal Programa Mais Bibliotecas, que ocorreu no Planetário Digital.

Com o tema "Museus, coleções criam conexões", o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) promove esta 12ª edição da semana nacional com o intuito de manter o legado da memória cultural. Uma das mostras que estará permanente é a que mostra a vida e obra da deputada Ceci Cunha, no Memorial da Mulher, bairro do Alto do Cruzeiro.

Programação

Segunda-feira (12/05)

19h – Abertura da 12ª Semana Nacinal dos Museus;

19h30- Abertura da Exposição "O Nordeste de Amorim", do artista alagoano José Pereira Amorim; e

20h – Mesa-redonda: "A importância da investigação, preservação e documentação das fontes orais", com professor dr. Oswaldo Maciel (Ufal) e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifal Arapiraca, José Carlos Pessôa de Melo.

Terça-feira (13/05)

9h – Museus estarão abertos para visita às exposições;

14h – Cine Memória: "Os Narradores de Javé" – Um filme sobre Memória, História e Exclusão;

15h30 – Mesa-redonda: "A importância do museu como espaço de memória", com professor Marcos Oliveira (Ifal) e Rodrigo Abrahão (Ifal); e

18h – Museus estarão abertos para visita às exposições.

Quarta-feira (14/05)

9h – Museus estarão abertos para visita às exposições;

14h – Bate-papo com o artista José Pereira Amorim;

19h – Lançamento do site Museu Zezito Guedes;

19h30 – Lançamento da Campanha de Doação de Acervo para o Museu Zezito Guedes; e

20h – Mesa-redonda: "A importância do Museu Zezito Guedes na preservação da memória arapiraquense", com o historiador Zezito Guedes e o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.

Quinta-feira (15/05)

9h – Museus estarão abertos para visita às exposições; e

19h – Apresentação da obra "O Romper do Silêncio", da professora Maria Aparecida de Farias, livro este que traça a trajetória da educação escolar em Arapiraca.

Sexta-feira (16/05)

9h – Museus estarão abertos para visita às exposições;

15h – Apresentações de trabalhos e debates acerca do patrimônio, memória, história e historiografia de Alagoas; e

19h -Mesa-redonda: "História, Memória e Patrimônio Arapiraquense – Desafios e Possibilidades", com o historiador Valdemar Oliveira e professor Rodrigo Abrahão (Ifal).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *