24 de abril de 2014

Trate amplia estrutura interna e avança na qualidade do serviço

P { margin-bottom: 0.21cm; }

 

A prefeitura de Arapiraca, por meio do Espaço Trate – Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo de Arapiraca, inaugurou duas novas  salas de atendimento que vão dinamizar e avançar na  qualidade do serviço oferecido as crianças autistas.

De acordo com a diretora do Espaço Trate, Luana de Freitas, essas salas foram criadas a partir de uma adaptação no espaço físico já existente no Trate. " Com a criação dessas salas vamos oferecer atendimento específico nas áreas de fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia e neuropsicologia" afirmou Luana.

A diretora explicou que anteriormente só existiam três salas para atendimento de seis especialidades, incluindo psicologia e integração sensorial, agora os profissionais vão dispor de outros ambientes para realizar o atendimento.

 

A neuropsicóloga Ana Paula Rios, explicou que desde a inauguração do Espaço Trate, há dois anos e meio, a demanda de crianças com dignóstico de autismo aumentou consideravelmente. " Muitos crianças  apresentavam características do Transtorno do Espectro Autista, mas não eram diagnosticadas, porque não havia tantos  profissionais especializados e os  pais não tinham conhecimento sobre a doença e não sabiam onde buscar ajuda" informou Ana Paula.

A neuropisicóloga lembrou que além de ser o único espaço público municipal no Brasil que oferece atendimento gratuito a crianças autista, no Espaço Trate de Arapiraca, são realizadas também atividades em grupo com os país e famíiares. Atualmente, 117  familias são atendidos pelo Trate e 45 crianças estão na fila de espera.

A diretora do Espaço Trate, Luana de Freitas, informou que a  prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está analisando a ampliação do quadro de profissionais destinados ao Trate, para que a unidade de sáude consiga atender  as crianças que estão na lista de espera" finalizou

PÁSCOA

Em comemoração as atividades alusivas a Semana Santa, a equipe multidisciplinar do Trate, realizou atividades lúdicas com o objetivo de  aumentar o nível de interação social das crianças autistas em ambientes diferentes daqueles que elas estão habituadas a conviverem.Na programaçao comemorativa à Pascoa, houve distribuição de chocolates e diversas brincadeiras com a participação dos pais e familiares. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *