9 de março de 2014

Ilha Interativa retrata a luta das mulheres arapiraquenses

No Dia Internacional da Mulher, celebrando mundialmente em 8 de março, a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Cultura e Turismo (Sectur), inaugurou a Ilha Interativa “Mulheres e Memórias”, instalada no Memorial da Mulher Ceci Cunha, no bairro Alto do Cruzeiro.

Com todos os esforços da prefeita CéliaRocha (PTB), a primeira mulher eleita gestora de Arapiraca, a Ilha Interativa retrata de A a Z os nomes das mulheres que fizeram história na cidade. A consulta está disponível para os usuários que quiserem pesquisar o acervo digital instalado no hall do memorial.

"As mulheres de nossa terra tiveram fundamental importância na construção do que somos hoje. E temos a certeza de que a memória é um dos vetores da mudança social”, retratou Célia Rocha.

A data de 8 de março foi celebrada com a palestra sobre “Mulheres Empreendedoras”, ministra pelo consultor do Sebrae Jofre Dias. Na ocasião, ele apresentou um vídeo em que as mulheres conquistaram espaço no ramo da construção civil e se tornaram líderes em canteiros de obras, espaço antes dominado apenas pelo sexo masculino.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Hysete de Fátima, a iniciativa da prefeitura é necessária para que as ações contra a violência à mulher se fortaleçam no município.

“Precisamos acabar e se não acabar pelo menos diminuir o índice de violência contra a mulher em Arapiraca. Temos que participar ativamente dessas ações para construirmos uma vida digna para todas nós. Somos mulheres, somos amigas, somos parceiras”, ressaltou Hysete de Fátima.

A secretária adjunta da pasta, Betty Jane lembrou que o trabalho da Secretaria de Políticas para as Mulheres é pautado em parcerias com as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.
“Na gestão da prefeita Célia Rocha, as mulheres que vivem em situação de violência ou risco têm prioridades aos programas sociais dos governos municipal e federal, que é um grande avanço para que possamos realizar ações que dignifiquem a mulher”, frisou Betty Jane.

Os trabalhos são realizados por equipes multidisciplinares compostas por psicólogas, assistentes sociais que envolvem, inclusive, a Defensoria Pública para os casos de agressão à mulher.

As mulheres que participaram da inauguração da Ilha Interativa também tiveram a oportunidade de assistirem ao vídeo da campanha municipal “Quem ama, abraça!”.

Todas as integrantes da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres vestiram a camisa da caminha “Arapiraca Unida pelo fim da violência contra a mulher”, que culminou em uma caminhada pelas ruas da cidade no dia 26 de fevereiro. Elas distribuíram cartilhas da Lei Maria da Pena e outros folders sobre a luta contra a violência à mulher.

Homenagens

A data à mulher também foi homenageada com o Dia de Beleza, no próprio Memorial da Mulher, além da exposição “Vozes Femininas – O Tom da História” no Arapiraca Garden Shopping, que ficará exposta ao público até o dia 30 deste mês, que traça o perfil das cantoras e compositoras da terra de Manoel André.

As comemorações à mulher terminaram com um grandioso show da banda Dona Flô, que levou o melhor da MPB para a concha acústica do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, no Parque Municipal Ceci Cunha, no Centro.

Dezenas de famílias marcaram presença ao evento numa noite de brisa forte e em clima de paz e alegria. Valcineia de Brito Faria foi com o marido e seus dois filhos prestigiar o encerramento da programação voltada à mulher.

“Estou adorando o show e fico feliz de a Prefeitura de Arapiraca comemorar esta data que é um marco em nossas vidas. Esperamos que cada vez mais o poder público contribua para que a violência contra nós mulheres chegue ao fim. Já conquistamos muito, mas com violência não podemos viver com a dignidade que precisamos ter”, declarou a comerciante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *