SMTT instala semáforo em cruzamento perigoso de Arapiraca
Considerado perigoso pelo número de acidentes, entre atropelamentos, batidas e engarrafamentos de veículos, o cruzamento da linha férrea entre as ruas Benjamim Freire e Pedro Nunes de Albuquerque, no bairro Capiatã, recebeu, na manhã desta quarta-feira (29), um semáforo instalado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
De acordo com o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) é realizar modificações pontuais no trânsito da cidade para desde já adequar à cidade ao Plano de Mobilidade Urbana.
Ele afirmou que o Departamento de Engenharia de Tráfego realizou estudos durante o segundo semestre do ano passado no trecho do cruzamento que compreende as ruas Benjamim Freire, Pedro Nunes de Albuquerque e José Vieira da Silva.
“Constatamos que o trânsito ali precisaria urgentemente ser disciplinado e uma das alternativas para melhorar o tráfego naquela região seria com a instalação de um semáforo. Agora o trânsito irá fluir com mais tranqüilidade e segurança no sentido dessas três ruas que fazem o cruzamento na linha férrea”, declarou Ricardo Teófilo.
O novo semáforo tem três grupos focais e está programado para três tempos. São 25 segundos de passagem, com sinal verde, nos semáforos das ruas Benjamim Freire e José Vieira da Silva e o sinal da Rua Pedro Nunes com tempo de passagem de 15 segundos.
Para melhorar a fluidez do trânsito no local, a SMTT também instalou placas de sinalização vertical de regulamentação de ‘Proibido parar e estacionar’ (R-6c) na Rua Benjamim Freire.
Sentido único
Com a instalação do novo semáforo, a Rua Mestre Totó passou a ser sentido único da Rua Benjamim Freire à Rua Floriano Peixoto, no bairro Capiatã. Neste caso, a Rua Mestre Totó fica contramão no sentido da Rua Horácio Alexandre à Rua Benjamim Freire, em que foi colocada a placa de ‘Sentido proibido’ (R-3), como também placas de ‘Proibido virar à esquerda’ (R-4a) e de ‘Proibido virar à direita (R-4b), na esquina da Floriano Peixoto com a Mestre Totó.
O comerciante Delúsio dos Santos tem um restaurante na Rua Mestre Totó e, segundo ele, já presenciou diversos acidentes no cruzamento da linha férrea.
“Os acidentes aconteciam direto aqui, era a todo instante e quase todos os dias. Agora, com a instalação desse semáforo o trânsito aqui ficará mais seguro, mas também vai depender muito dos condutores”, disse o comerciante.