SMTT implanta estacionamentos para idosos e deficientes
Idosos e deficientes físicos passam a ter a partir desta sexta-feira (10) estacionamentos garantidos pela Prefeitura de Arapiraca, no Centro da cidade. A iniciativa da prefeita Célia Rocha (PTB) é garantir, na prática, a mobilidade urbana para os moradores do município que precisam estacionar o veículo em frente a hospitais, agências bancárias e colégios.
A prefeitura, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), fixou placas de autorização exclusivas para o estacionamento de idosos e pessoas com deficiência física, portadoras de um cartão especial que deverá ficar visível no painel do veículo. Dessa forma, o agente de trânsito saberá que o condutor daquele carro é idoso ou deficiente e o veículo não será autuado.
Para identificar o estacionamento exclusivo, uma equipe do Departamento de Trânsito da SMTT pintou o meio-fio de amarelo no trecho que permite estacionar o veículo, além de colocar placa de sinalização vertical indicativa tanto para idosos quanto para deficientes.
Os primeiros estacionamentos de uma série de outros que serão instalados na cidade estão localizados em frente ao Banco do Brasil, na Praça Manoel André, ao Hospital Afra Barbosa, na Rua Esperidião Rodrigues, à Maternidade Nossa Senhora de Fátima, na Rua Fernandes Lima e em frente ao Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, na Rua Estudante José de Oliveira Leite.
Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, o órgão municipal firmou parceria com as associações dos idosos e dos deficientes físicos de Arapiraca acerca do cadastramento e entrega dos cartões especiais. Ele explicou que é necessário solicitar e preencher um requerimento de vaga especial à SMTT ou às associações de idosos e deficientes.
“Essas vagas especiais vão facilitar demais a vida de idosos e deficientes físicos que forem ao Centro da cidade de carro e precisam estacionar agora terão locais especiais, que priorizam essas pessoas. Trata-se de uma sensibilidade da prefeita Célia Rocha que pensa de forma ordenada sobre a mobilidade urbana para Arapiraca”, explicou Ricardo Teófilo.
Ele afirmou, também, que só será permitido estacionar na vaga especial o carro em que o condutor ou passageiro deixar visível no painel do veículo o cartão especial do idoso ou do deficiente físico.
A presidente da Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR), Maria de Lourdes Carvalho, ressaltou a importância dos estacionamentos específicos para a categoria.
“O idoso ainda é muito discriminado, então essa é uma iniciativa louvável da prefeita Célia Rocha e será muito importante para todos nós que somos idosos”, avaliou Maria Carvalho, enfatizando que é necessário que a população respeite os espaços destinados aos idosos e aos deficientes físicos.
Para o presidente da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA), Adriano Targino, os estacionamentos vão fazer parte do processo de implantação da mobilidade urbana de Arapiraca e são necessários para a locomoção de pessoas deficientes.
“É uma ação extremamente necessária porque não temos onde estacionar na cidade e as pessoas ainda precisam aprender a conviver respeitando as diferenças humanas”, destacou Adriano Targino.
Cadastramento e documentação
O cadastramento de idosos e deficientes está sendo realizado nas associações de cada um e também na sede da SMTT. Para poder usufruir do estacionamento especial é necessário apresentar documentação exigida em um dos órgãos específicos e obter o cartão especial.
Idosos e deficientes físicos precisam apresentar documentos original e cópia da Carteira de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); original e cópia do comprovante de residência em nome do requerente e formulário preenchido e assinado da solicitação de Credencial para Estacionamento Especial.
Apenas os deficientes físicos precisam apresentar o atestado médico com CID (Código Internacional de Doenças), no prazo máximo de seis meses.
A Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (AAPIAR) fica na Rua Estudante Joseane de Lima, 85, cacimbas. Já a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (ADFIMA) fica na Rua Camilo Collier, 388, no bairro Primavera. E a SMTT fica na Rua Minervina Franciscana da Conceição, 900, Itapuã.