Segurança é responsabilidade do Estado, afirma secretária
P { margin-bottom: 0.21cm; }
A prefeitura de Arapiraca por meio da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher solicitou uma audiência com o Secretário Estadual de Defesa Social, Dário César, para que os instrumentos sociais de responsabilidade do estado, a exemplo da Delegacia da Mulher, possam contribuir no combate a esse tipo de violência.
A Secretária Municipal de Políticas para a Mulher, Hyseth Santos, disse que toda a rede de proteção à mulher deve oferecer condições para que as vítimas possam ser encorajadas a denunciar o agressor.
Na última sexta-feira(03), as emissoras de rádio de Arapiraca noticiaram que uma mulher foi à Delegacia da Mulher em Arapiraca, denunciar o companheiro. Ainda de acordo com as informações veiculadas nas rádios, a vítima teria sido orientada a entregar a intimação ao agressor. Ao realizar o procedimento recomendado, a mulher foi assassinada.
“A intimação destinada ao agressor deveria chegar pelos correios, por um agente policial, ou por qualquer outra pessoa, nunca pela vítima” , desabafou a secretária. Hyseth Santos disse ainda que a Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, não tem poder de polícia, isso é de responsabilidade do estado. “É o estado que deve assegurar às mulheres vítimas da violência, proteção e defesa júridica" afirmou Santos.
Segundo a secretária a Defensoria Pública que é um órgão estadual, tem sido uma grande parceira na luta em defesa da mulher , mas a cidade ainda não tem um Juizado da Mulher .Essa audiência com o Secretário de Defesa Social é para reforçar o pedido da implantação do Juizado da Mulher, que já foi solicitado ao Tribunal de Justiça de Alagoas, além de reivindicar melhores condições de trabalho e ampliação dos serviços na Delegacia da Mulher.