Prefeitura notifica e autua bares no projeto Arapiraca Acessível
Quatro estabelecimentos foram visitados na noite desta terça-feira (28) pela comitiva do projeto Arapiraca Acessível, promovido pela Prefeitura de Arapiraca para inspecionar condições de bares e restaurantes.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em parceria com as pastas de Meio Ambiente, Saúde – com a Vigilância Sanitária de Arapiraca (Visa) – e Finanças, vistoriou em ação conjunta alguns locais que haviam sido notificados ainda em 2012 e os autuou, coordenados pelo secretário de Meio Ambiente e Seduh, Ivens Barboza, e subsecretário Cícero Barbosa.
Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), desde o ano passado, a comitiva passa por estabelecimentos diversos do município para averiguar os parâmetros federais que normatizam a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais ou com mobilidade reduzida e também para averiguar os segmentos de higiene e poluição sonora.
"Somos multiplicadores do direito de ir e vir e nosso compromisso, visando o bem-estar de cada arapiraquense, é promover o acesso de todos a qualquer local", diz a prefeita Célia Rocha.
A orientação dada por ela é que nossos bares, restaurantes e lanchonetes possuam rampas acessíveis, cardápios em braile e banheiros também acessíveis.
Os estabelecimentos Restaurante O Globo, na Rua Doutor Pedro Correia, no Centro; Dona Preta Espetaria e Cervejaria, na Rua Afra Albuquerque de Lima, no bairro São Luiz I; e Sr. Carranca Café e Botequim no Boca, ambos na Avenida Governador Luiz Cavalcante, no Alto do Cruzeiro, foram os visitados nesta retomada do Arapiraca Acessível.
Tendo em vista que, segundo o Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, pelo menos 19,17% da população arapiraquense têm algum tipo de deficiência, a comitiva notificou e autuou as empresas.
Inspeção
O Globo, notificado em setembro do ano passado, foi autuado, na verdade, em decorrência da infração por água servida – ao jogar lama na rua direto de cano ligado à cozinha. Os proprietários pagarão multa no valor de R$ 3 mil por este despejo ilegal.
A Dona Preta foi notificada pelo uso da calçada com mesas e cadeiras – é necessário apenas se regularizar por conta do espaço de passeio e locomoção. "No quesito higiene, demos orientações apenas para o vestuário adequado dos funcionários e conservação de carnes e bebidas em freezers separados", comenta o coordenador de Comércio e Indústria de Alimentos da Visa, Allex Carvalho.
Segundo ele, o Sr. Carranca Café foi o local onde a inspeção não detectou problema algum. Já com relação aos banheiros, não havia um acessível. Para tanto, o estabelecimento acabou sendo notificado – os donos têm até dois dias para comparecer na Secretaria de Desenvolvimento Urbano para resolver os pormenores.
Já o Botequim do Boca, em frente à Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), foi notificado por ter uma churrasqueira na calçada, atrapalhando o livre trânsito de pedestres, e autuado por não haver banheiro acessível.
Nesta quarta-feira (29), os trabalhos da comitiva formada por membros das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Saúde, Meio Ambiente e Finanças devem continuar pelos bares, restaurantes e lanchonetes de Arapiraca, tornando a cidade mais acessível a todos e seguindo as normas federais.