16 de janeiro de 2014

Município formaliza termo inédito com ambulantes

Por determinação da prefeita Célia Rocha (PTB), ambulantes da Praça Deputado José Marques da Silva e Largo Dom Fernando Gomes foram recentemente cadastrados e ganharam carteirinhas. Agora, mais uma vez, a Prefeitura faz algo para assegurar o emprego destes trabalhadores.

Nesta quinta-feira (16), houve reunião na Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial (Seplan) com dezenas deles, onde foi assinado o "Termo de Permissão Remunerada de Uso em Praças, Parques, Largos, Bosques e Jardins do Município".

Segundo a secretária da Seplan, com este documento, o trabalhador tem até o dia 2 de janeiro de 2015 para garantir que seu ponto, quer seja ele no Largo Dom Fernando Gomes, na Praça Marques ou nas ruas do Sol e Don Vital, esteja devidamente higienizado e ele zele pela conservação do espaço e atenda o consumidor com cortesia. É cobrada, desta feita, uma taxa pelo uso do local na quantia de R$ 80 por mês.

"A orientação que podemos dar é que vocês se formalizem e procurem auxílio jurídico e de marketing nos órgãos vinculados à Prefeitura, como a Casa Integrada do Trabalho, na Rua São Francisco, e a Casa do Empreendedor, na Rua Esperidião Rodrigues", diz Edina Pereira.

"Estou trabalhando em meu carrinho de caldo de cana e pastel há 10 anos e nunca antes nós tínhamos sido tratados assim, com esse cuidado por parte da administração. Agora somos cadastrados e, com esse termo em mãos, nos sentimos mais seguros para trabalhar", diz o comerciante Cícero Purcino da Silva, que tem ponto fixo na Rua do Sol, nas imediações do Largo Dom Fernando Gomes.

Na próxima terça-feira (21), às 14h, acontece uma palestra sobre higiene com a Vigilância Sanitária Municipal, direcionada a estes ambulantes cadastrados no auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA), no bairro de Santa Edwiges.

Quiosques

Em seguida, ocorreu ainda uma reunião com donos de boxes e quiosques da Praça Marques e Largo Dom Fernando Gomes. Os permissionários também assinaram o termo, que, por sua vez, prevê taxa mensal de R$ 30 por metro quadrado da área ocupada.

A meta, de acordo com a secretária de Planejamento, é fazer o mesmo, em breve, com trabalhadores da Praça Bom Conselho, Praça Manoel André, Rua Anibal Lima e Parque Municipal Ceci Cunha. Desta forma, o arapiraquense terá ciência de que os produtos ofertados são de qualidade, já que equipes técnicas da Seplan e da Vigilância Sanitária fazem vistorias regulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *