31 de janeiro de 2014

Família se une para acompanhar cavalgada pela primeira vez

Entre os 174 cavaleiros e amazonas presentes no início da 12ª Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, organizada pela Associação dos Criadores de Cavalos de Cela de Arapiraca (Acesa) e Prefeitura de Arapiraca, havia uma família que estava ali junta pela primeira vez.

Em Bom Conselho-PE, o aposentado José Veríssimo Neto, de 74 anos, a dona de casa Cícera Afonso da Conceição, 54, e a filha do casal Flávia Rose Santos de Souza, 27, acompanharam a celebração eucarística ministrada pelo padre Antenor e saíram em cortejo à santa padroeira de Arapiraca.

O percurso remete ao mesmo feito por Manoel André, fundador da segunda maior cidade de Alagoas, ao sair com a réplica da imagem da Nossa Senhora do Bom Conselho em seu cavalo, em 1884, até Arapiraca.

“Meu marido sempre acompanhou esse festejo, devidamente montado. Eu apenas seguia a cavalgada quando ela chegava em Coité do Nóia. Este ano, resolvemos vir todos e é nossa primeira vez juntos em tudo. Eu nunca havia acompanhado a missa, que, por sinal, foi belíssima”, diz Cícera Afonso.

Segundo a filha Flávia Rose, esta é a celebração que une ainda mais o seio familiar e reacende a fé em cada um dos cavaleiros e amazonas que participam todo ano da condução da santa padroeira.

Acompanhando-os, está uma viatura do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sob comando do sargento Brito, e uma Unidade Móvel de Arapiraca (UMA), da Secretaria Municipal de Saúde. 

O trajeto deles será da cidade de Bom Conselho-PE, passando por diversos locais – todos eles irão pernoitar nos municípios de Rainha Isabel-PE e Palmeira dos Índios, antes da chegada em Arapiraca, programada para o domingo (2).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *