Edital de transporte gratuito prioriza estudantes de baixa renda
A Prefeitura de Arapiraca resolveu dar mais oportunidades aos estudantes arapiraquenses de baixa renda que não têm condições de arcar financeiramente com viagens diárias para os campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Palmeira dos Índios.
Com isso, a administração municipal publicou esta semana o Edital n° 001/2014 de seleção de estudantes que utilizarão o serviço de transporte gratuito. Ao todo, estão sendo ofertadas 215 vagas, sendo 100 para Ufal (50 para manhã e 50 para tarde), e 115 para o Ifal (50 para manhã, 50 para tarde e 15 para noite).
Para se inscrever a uma das vagas, o estudante tem que estar matriculado em um curso de nível técnico ou superior presencial do Ifal ou Ufal; e possuir renda familiar bruta mensal ao valor de 1/4 do salário mínimo (R$ 181), por pessoa. Os critérios estão baseados no Programa de Extensão Universitária (ProExt) e no Programa Universidade para Todos (Prouni),do Governo Federal.
As inscrições acontecerão entre os dias 27 de janeiro e 05 de fevereiro, no Centro Administrativo Antônio Rocha. O candidato deverá comparecer ao local munido dos documentos relacionados abaixo, sendo em cópia autenticada ou apresentação do documento original com cópia para certificação.
Documentos:
Carteira de Identidade do(a) aluno(a);
Carteira de Identidade do pai e da mãe ou responsável legal (quando menor);
Certidão de Nascimento ou de Casamento do aluno (se for o caso);
CPF do(a) aluno(a);
CPF do pai e da mãe ou do responsável legal;
Comprovante de residência atualizado dos pais, ou do responsável legal (que
comprove que reside em Arapiraca);
Comprovante de residência atualizado do(a) aluno(a), (que comprove que reside em Arapiraca);
Duas fotos 3×4;
Comprovante de matrícula;
Histórico Escolar do(a) aluno(a);
Certidão de Casamento dos pais ou responsável (com averbação de divórcio quando
for o caso);
Certidão de Óbito para estudantes órfãos;
Certidão de Nascimento de todos os dependentes da renda familiar (parentes de primeiro grau);
Comprovante de Renda Familiar: Contracheque ou Declaração de Renda para Autônomos com Firma Reconhecida, ou Carteira Profissional (parte da foto, verso e do contrato) ou Declaração de Imposto de Renda completa atual ou
Extrato do Programa Bolsa Família com cópia do cartão magnético, além da guia de retirada da pensão ou aposentadoria;
Carteira Profissional (parte da foto, verso e contrato) do pai, da mãe ou responsável que esteja desempregado ou que seja do lar (sem renda).
*Para maiores informações, leia o Edital – AQUI