5 de dezembro de 2013

Sociedade debate Plano de Habitação

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Representantes do poder público, associações de moradores e universidades estão reunidos, nesta quinta-feira (5), no auditório da Escola Municipal de Governo, para debater as questões de moradia e elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS).

Na abertura dos trabalhos, os alunos do Coral Pontes de Miranda, da Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda, cantaram os hinos do Brasil e de Arapiraca.

O evento contou com a presença do subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, Cícero Barbosa, que representou a secretária Edina Pereira e a prefeita Célia Rocha (PTB) na solenidade.

Também participaram da abertura dos trabalhos, o secretário de Agricultura, Rui Palmeira de Medeiros; presidente da Federação das Associações de Moradores (Facomar), Brás Antônio de Farias; arquiteto da Prefeitura de Arapiraca, Alexandre Viana; coordenador do curso de Arquitetura do campus da Ufal, Rafael Rust; assistente social Fabiana Mendonça, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; secretário de Obras do município de Taquarana, Ricardo Almeida, além de estudantes de Arquitetura e representantes dos diversos segmentos da sociedade de Arapiraca.

Na ocasião, o representante da Ufal, professor Rafael Rust, destacou a parceria entre a universidade, poder público e sociedade.

“Estamos participando e dando nossa parcela de contribuição com o desenvolvimento de Arapiraca e região”, disse.

 

Integração

O subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Territorial e Urbano, Cícero Barbosa, enalteceu a importância dos debates para a construção de uma sociedade mais digna e com qualidade de vida para a população.

“Ao invés de levarmos a questão para além dos muros do Estado, o mais importante é que estamos trazendo os debates para dentro das várias esferas de governo, democratizando ainda mais o acesso às tomadas de decisões”, afirmou Cícero Barbosa.
Após o pronunciamento das autoridades, foi a vez da palestra com o consultor em Desenvolvimento Urbano, professor Fernando Souza, que abordou os vários aspectos do crescimento de Arapiraca e região, que totalizam mais de 550 mil habitantes.

“Esse plano tem como foco principal atender famílias com renda até três salários. Muito já foi feito. Hoje existem mais de 67 mil domicílios em Arapiraca, mas há um déficit habitacional que ainda precisa ser combatido com condições dignas de moradia e qualidade de vida”, frisou Fernando Souza.

 

Audiências

Depois da palestra, foi a vez da apresentação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) e dos debates acerca de sugestões para a adequação do documento final nas audiências que serão realizadas no próximo dia 11 deste mês.

O plano, exigência do Ministério das Cidades, vai nortear o rumo do planejamento territorial do município a partir de então. Para tanto, estão convidados construtores e estudantes de cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além de toda a sociedade civil organizada para estes debates e formulação de propostas.
O documento elaborado será encaminhado ao ministério com a participação de todos os segmentos sociais.

Além da elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social – que vai garantir a manutenção de recursos federais para o município –, em breve será reformulado o Plano Diretor, a ser levado para avaliação posterior na Câmara dos Vereadores. Uma das principais pautas será a acessibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *