9 de dezembro de 2013

Secretaria da Mulher realiza Campanha do Laço Branco

P { margin-bottom: 0.21cm; }

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Na última sexta(06) foi comemorado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres instituído no calendário nacional com a aprovação da lei 11.489, em vigor desde 2007.

Para comemorar essa data a Secretaria de Políticas para as Mulheres , distribuiu,  laços brancos para serem colocados nas camisas dos servidores públicos do sexo masculino que trabalham no centro administrativo municipal . O laço branco, simboliza o engajamento dos homens pelo fim da violência contra a mulher.

De acordo com a secretária municipal de políticas para as mulheres , Hyseth Santos, os laços brancos também foram distribuídos em outros órgãos a exemplo do Ministério Público, Defensoria Pública, Fórum Estadual de Justiça e várias empresas e indústrias de Arapiraca.

Hyseth Santos informou ainda que os índices de violência contra a mulher são alarmantes. A cada dois minutos cinco mulheres são violentamente agredidas no Brasil e a cada  duas horas  uma mulher é assassinada em nossa país.

“Queremos chamar a atenção do público masculino para a sensibilização , envolvimento e mobilização pelo fim da violência contra a mulher. O laço branco na blusa de um homem desperta a curiosidade nas pessoas. Queremos que cada homem seja um multiplicador dessa luta, afirmando que não pode praticar qualquer tipo de violência contra a mulher”, afirmou a secretária.

Laço Branco

No dia 06 de dezembro de 1989, Marc Lepine (um rapaz de 25 anos) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica no Canadá. Ele mandou que todos os homens se retirassem da sala e atirou contra as alunas , matando 14 mulheres . Em seguida suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque nã osuportava a idéia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *