20 de dezembro de 2013

Professores participam de culminância do Pacto de Alfabetização

P { margin-bottom: 0.21cm; }Promovendo a melhoria da educação no município, a Prefeitura de Arapiraca realizou na manhã desta sexta-feira (20), a I Culminância do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Como parte da apresentação, os meninos e meninas da Escola de Tempo Integral Mário César Fontes abriram a solenidade com o repertório surtido de sucessos da música brasileira.

O PNAIC tem como meta assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas com 8 anos de idade, ao final do 3° ano do Ensino Fundamental, comprometendo-se com a maior presença do alunado nas salas de aula.

O pacto abrange as seguintes determinações: sistema de escrita alfabética, desenvolvimento da capacidade de leitura e produção de texto, e ludicidade e o cuidado com as crianças.

Na gestão da prefeita Célia Rocha (PTB), o pacto teve o compromisso assegurado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, a qual durante todo o ano de 2013 pôde avaliar as principais deficiências, e com isso pôr em prática novos métodos pedagógicos aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, destacou o comprometimento dos professores em poder conceder o conhecimento básico às crianças, pondo em prática os métodos avaliativos para a construção do saber infantil.

“Somos nós que estamos com a força para poder melhorar o mundo. Chega de analfabetismo, toda criança merece saber ler e escrever, e esse foi o compromisso que assumimos desde que entramos pela primeira vez em uma sala de aula”, afirmou a secretária.

Durante o evento foram debatidos assuntos relacionados a gestão pública e o combate ao analfabetismo infantil, com a palestra ministrada pela secretária Ana Valéria Peixoto; a formação continuada em serviços, expectativas e resultados, com a orientadora Maria Gorete Queiroz de Carvalho, e o trabalho docente aplicado para o desenvolvimento infantil, pela coordenadora do PNAIC, Thammy de Oliveira.

“Um grande pacto este que fizemos durante este ano. E que todas as crianças de Arapiraca estejam dentro das salas de aula, e não nas ruas perdendo suas infâncias trabalhando de forma inapropriada, e/ou se perdendo no mundo das drogas”, finalizou Ana Valéria Peixoto em tom emotivo.

Finalizando as atividades do PNAIC, os alunos da Escola de Municipal de Tempo Integral Dom Constantino Lüers encenaram a comovente história, “A fábula da Formiguinha”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *