Prefeitura intensifica ações no combate ao diabetes
P { margin-bottom: 0.21cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 115%; widows: 2; orphans: 2; }P.western { font-family: “Calibri”,sans-serif; font-size: 11pt; }P.cjk { font-family: “Calibri”,sans-serif; font-size: 11pt; }P.ctl { font-family: “Times New Roman”,serif; font-size: 11pt; }A:link { color: rgb(0, 0, 255); }
Durante o mês de novembro as ações de saúde realizadas pela coordenação de doenças crônicas de Arapiraca, estão voltadas para o combate ao diabetes. O objetivo é conscientizar e chamar a atenção da população sobre a prevenção, tratamento e os riscos que essa doença pode causar.
O dia “D” da programação, que incluiu cursos sobre pé diabético para médicos e enfermeiros, panfletagens e orientações ao público, aconteceu no comércio de Arapiraca, próximo à Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho.
A ação foi realizada pela secretaria municipal de saúde em parceria com o Lions Clube. A movimentação de mais de quarenta profissionais de saúde no centro, da cidade chamou a atenção de quem passava no local.
O tema diabetes despertou a curiosidade e preocupação , principalmente do público acima de 50 anos, que logo formou uma longa fila para realizar exames de glicemia, pressão arterial, orientação com nutricionistas e teste de sensibilidade no pé diabético.
Segundo a coordenadora do Programa de Doenças Crônicas de Arapiraca, Josineide Soares, além dos exames, as pessoas que apresentavam problemas decorrentes do diabetes como a neuropatia, que é a perda da sensibilidade nos pés e que pode causar a amputação, tiveram consultas agendas com médicos especialistas.
A programação do Novembro Azul, da secretaria municipal de saúde prosseguiu com o curso sobre pé diabético para enfermeiros na última sexta (29) e panfletagem no shopping de Arapiraca no sábado (30).