4 de dezembro de 2013

Prefeitura convoca arapiraquenses a elaborar plano de habitação

Nesta quinta-feira (5) e na próxima (11), acontecem audiências públicas para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), a partir das 8h, no auditório da Escola de Governo Municipal, bairro de Santa Edwiges.

O plano, exigência do Ministério das Cidades, vai nortear o rumo do planejamento territorial do município a partir de então. Para tanto, estão convidados construtores e estudantes de cursos de Engenharia Civil e Arquiterura e Urbanismo, além de toda a sociedade civil organizada para estes debates e formulação de propostas.

"Desta feita, em meio a esta discussão, analisaremos como está nossa Arapiraca: se precisa ser verticalizada e até que ponto, quantos novos loteamentos estão surgindo e como podemos crescer com desenvolvimento. O documento eleborado será encaminhado ao ministério e é ideal a participação de todos neste processo", atenta a secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial, Edina Pereira.

Segundo ela, a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB) é que se faça uma gestão junto com o povo. "A gente não quer elaborar este documento nos gabinetes, mas, sim, estimando que a população participe", diz a secretária.

Dados coletados por sua equipe técnica da pasta de Planejamento mostraram que 34 loteamentos de Arapiraca estão irregulares. "Já nos reunimos com os responsáveis e relatamos que eles têm até o dia 30 de janeiro para se adequarem, senão os casos serão enviados ao Ministério Público", comenta Edina Pereira.

Além da confeccção deste Plano Local de Habitação de Interesse Social – que vai garantir a manutenção de recursos federais para o município –, em breve será reformulado o Plano Diretor, a ser levado para avaliação posterior na Câmara dos Vereadores. Uma das principais pautas será a acessibilidade.

"Em 2024, quando Arapiraca fará 100 anos, queremos que a cidade seja a melhor para se viver e se empreender. Para tanto, não adianta apenas que indústrias e empresas venham e não haja qualidade de vida. A prefeita Célia vai primar pelo bem-estar de todo cidadão e isto inclui os com necessidades especiais", conclui a secretária de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial, Edina Pereira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *