16 de dezembro de 2013

Escolas expõem trabalhos desenvolvidos em 2013

Sessenta e duas unidades de ensino da cidade de Arapiraca realizaram, na tarde desta segunda-feira (16), um momento de culminância de todos os esforços empregados neste ano de 2013.

Com empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), houve apresentação de alunos de Centros de Educação Infantil (CEI), Escolas de Tempo de Integral e do município em geral, contando com uma mostra de cada uma delas, com as suas ações pedagógicas desenvolvidas ao longo dos dois semestres passados.

O evento "II Exposição dos Saberes Docentes Desenvolvidos na Formação Continuada da Educação Infantil" ocorreu no Levino’s Hall, no bairro Novo Horizonte, e teve ainda palestra com Patrícia Gomes, professora mestre da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), especializada na temática.

Antes de sua explanação, houve a apresentação do coral da Escola de Tempo Integral Pontes de Miranda, entoando o Hino de Arapiraca e uma canção natalina, em seguida.

Uma mesa de abertura se compôs inicialmente com a secretária Municipal de Educação (SME), Ana Valéria Peixoto; a diretora pedagógica da pasta, Maria Gorete Carvalho; a coordenadora-geral da Educação no município, Gilvaneide Amorim; representantes da SME e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur); e diretoras e coordenadoras de instituições de ensino locais.

"Esse é o momento em que refletimos e nos perguntamos como formadores: ‘o que fizemos este ano?’ E vemos o saldo positivo! São vocês que merecem palmas! Elas devem ser direcionadas a vocês, professores e cooredenadores, pelo belo trabalho!", destaca Ana Valéria Peixoto.

Segundo ela, a prefeita Célia Rocha tem como norte em seu governo a atenção à primeira infância. "E é neste estágio da vida que formamos, de fato, nossos cidadãos, orientando-os na parte cognitiva, emocional e psicológica para que venham ser arapiraquenses éticos e ainda mais inteligentes em um futuro próximo", diz a secretária de Educação.

Um dos projetos pontuados foi o "Trilhas", que incita a leitura dos nossos jovens. No ano passado, ele foi usado no Ensino Fundamental e, em 2013, na educação básica, tendo como auxílio vários livros didáticos com atividades lúdicas.

Com centenas de educadores e pais de alunos, a palestra da professora mestre da Ufal, Patrícia Gomes, foi conduzida diante do tema "A Prática no Desenvolvimento Infantil da Criança Pequena".

Ela listou alguns principais desafios que, desde cedo, devem ser colocados em prática na formação dos profissionais que lidam com nossas crianças, sobretudo. "É a partir do professor que há a inserção da criança no mundo social, cultural e intelectual. E o que se vê aqui em Arapiraca é a valorização deste educador, responsável e alicerce de toda uma vida de aprendizado", conclui a especialista em sua fala.

Na sequência, alunos deram um show performático: os do CEI Pontes de Miranda cantaram "Linda Rosa Juvenil"; do CEI Eurides Correia musicaram "A Turma da Mônica"; da Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla apresentaram belo musical; da Escola em Tempo Integral Porfessor Mário César Fontes dramatizaram o "Bicho Floral"; do CEI Pontes de Miranda cantaram "Samba Lelê"; do CEI Zélia Barbosa Rocha entoaram a "Flor do Mamulengo"; e o CEI Deusdeth Barbosa protagonizaram o musical "Resgate da Cultura de Arapiraca".

Por fim, houve visita aos estandes, onde tinham brinquedos com materiais recicláveis feitos pelos estudantes, retrospectiva em fotos do ano expondo as ações educativas em sala de aula e minibibliotecas montadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *