3 de dezembro de 2013

Atividades marcam o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Representantes do poder público municipal e de instituições filantrópicas de Arapiraca estão participando, nesta terça-feira (3), no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (antigo Sesi), de atividades que fazem parte do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

O evento contou com a presença das secretárias de Educação, Ana Valéria Peixoto; de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, Edina Pereira, e do secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, bem como de representantes do Centro de Orientação Educacional Especializado (COEE), Associação das Pessoas com Deficiência de Arapiraca (Adefima), APAE, Sociedade Pestalozzi, Espaço Trate Autismo e do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), entre outras entidades.

Na abertura das atividades, foram tocados os hinos do Brasil e de Arapiraca, com apresentação das crianças do Coral Mãos que cantam e encantam, da Escola Municipal Crispiniano Ferreira de Brito.
Durante o evento, a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, Edina Pereira, reafirmou a preocupação de gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) com a acessibilidade das pessoas, com a criação de espaços e condições de mobilidade no município.

“Estamos avançando e procurando fazer a nossa parte, mas é preciso ampliar as parcerias com empresários e comerciantes, para que sejam garantidas melhorias de acesso dentro e fora dos estabelecimentos”, salientou Edina Pereira.

Ela citou a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, dentre outras ações, como a padronização e adequação dos prédios públicos.

Por sua vez, a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, frisou que a rede de ensino tem avançado no processo de educação inclusiva, com atividades multidisciplinares voltadas para alunos e familiares com algum tipo de deficiência.

O secretário de Assistência Social, Daniel Rocha, parabenizou o trabalho das instituições que cuidam de crianças e pessoas com deficiência.

“Precisamos ampliar essa rede de apoio, com voluntários e técnicos especializados para tratar dessa questão importante que tem a ver que a melhoria da qualidade de vida dos moradores e visitantes de Arapiraca”, completou Daniel Rocha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *