SMTT participa do 4º Fórum sobre Trânsito e Qualidade de Vida
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) participa, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), do IV Fórum sobre Trânsito e Qualidade de Vida, nos dias 21 e 22 deste mês, no auditório do Maceió Mar Hotel, em Maceió, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Promoção da Saúde (DIPS).
Os integrantes do DET, que desenvolvem e realização ações de educação no trânsito em Arapiraca estão participando do fórum no intuito de aprimorar seus conhecimentos para o fortalecimento das ações educativas no município.
Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, o tema do fórum é de suma importância para que o órgão municipal possa participar através dos membros do DET, uma vez que os trabalhos de conscientização realizados em Arapiraca precisam estar sempre atualizados.
“É muito importante temos representação em um fórum como este que debaterá questões sobre a violência no trânsito e discutirá as alternativas para que as autoridades competentes possam trabalhar e proporcionar um trânsito mais seguro trazendo qualidade de vida para todos”, acrescentou Teófilo.
Dados mundiais sobre a violência no trânsito são preocupantes. Trata-se de um dos maiores desafios do mundo e do Brasil. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a década de Ação pela Segurança no Trânsito de 2011/2020.
Violência no trânsito
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que se nada for feito para amenizar a violência no trânsito, deveremos ter 1,9 milhões de mortes no trânsito em 2020 e 2,4 milhões de mortes dez anos depois, ou seja, em 2030.
Os dados revelam ainda que a situação poderá se agravar devido ao crescente aumento da frota de veículos sem investimentos na segurança das vias públicas proporcionalmente.
A OMS alerta sobre os números de mortos anualmente. São quase 400 mil jovens com menos de 25 anos de idade, vítimas de acidentes de trânsito, enquanto outros milhões sofrem ferimentos graves e adquirem algum tipo de lesão permanente.
Para o diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, Neurício Oliveira, a participação da equipe no IV Fórum sobre Trânsito e Qualidade de Vida é um avanço para as ações da SMTT em Arapiraca.
“Além de motivar a equipe a trabalhar cada vez mais as questões da segurança no trânsito da cidade, a SMTT nos proporciona debater os temas de violência e segurança no Trânsito com autoridades no assunto do estado e de outras regiões do país”, afirmou Neurício Oliveira.