28 de outubro de 2013

Prefeitura entrega Polo Moveleiro Nascimento Leão nesta quinta

O Polo de Madeira e Móveis Nascimento Leão, localizado às margens da rodovia AL-220 na comunidade Lagoa do Capim, terá parte de seus lotes entregues pela prefeita Célia Rocha (PTB), na manhã desta terça-feira (29).

O local possui 45 lotes distribuídos em 96 mil metros quadrados, espaço doado ainda durante a gestão do ex-prefeito Luciano Barbosa (PMDB). A entrega faz parte das comemorações de 89 da cidade de Arapiraca.

A Prefeitura de Arapiraca mobilizou o empresariado e garantiu infraestrutura adequada para o funcionamento do empreendimento, inédito na região do Agreste, tendo em vista a construção de um galpão comunitário voltado para microempresários que não têm condições de investir ainda em prédios próprios.

O loteamento é parte de convênio entre a prefeitura, a Associação dos Moveleiros do Agreste (Amagre) e Governo do Estado, que, por sua vez, investiu R$ 5,7 milhões no polo. Coube à Administração Pública Municipal fazer o desmembramento do terreno, reconhecê-lo como uma área isolada urbana e viabilizar todos os processos referentes à concessão dos lotes.

"Foram, enfim, superados os entraves burocráticos e eis a chegada do nosso primeiro polo moveleiro de Alagoas. Ele vai dar muito mais segurança aos investidores e empresários do ramo na nossa região agrestina e gerar muito mais empregos diretos. Há muito Arapiraca precisava de um empreendimento deste porte, no âmbito industrial", diz a prefeita Célia Rocha.

"Esse polo vai valorizar nossa região metropolitana ainda mais, crescendo a área moveleira e dando empregabilidade e oportunidade para que surjam novas fábricas, tendo elas incentivo fiscal. Futuramente, haverá lá, inclusive, uma Escola de Marcenaria", pontua a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio.

Nesse período, enquanto da inauguração do polo em dezembro de 2011, vários eventos aconteceram na região agrestina como o "Seminário de Acesso ao Crédito para Empreendedores" e o "Seminário de Móveis Sob Medida – Marcenaria Industrial, Tendências e Mercado".

Visando um melhor entendimento do setor, empresários do Agreste foram recentemente ao Salão Internacional do Móvel, na cidade de Milão, na Itália, para aprimorar a bagagem no que concerne à área do mobiliário, design e arquitetura, por meio de oficinas e workshops.

Nascimento Leão

O local ganhou o nome de um dos maiores empreendedores da região Agreste: o vereador José Nascimento Leão de Melo, figura notória no meio político por ter muita fibra em suas decisões e também por seu lado humanitário.

Foi ele quem criou a primeira fábrica de fumo picado em Arapiraca, primeira gráfica, o primeiro jornal semanal e a Usina de Brita. Nascimento Leão, como era mais conhecido, lutou bastante por classes menos abastadas, sobretudo de comunidades como o Poção, Baixa do Capim, Lagoa do Mato e Bálsamo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *