Praça Marques é entregue revitalizada e com acessibilidade
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Ponto de encontro de várias gerações, a Praça Deputado Marques da Silva foi entregue pela prefeita Célia Rocha (PTB), na manhã desta quarta-feira (30), totalmente revitalizada e com projeto de acessibilidade para as pessoas.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB); da secretária de Planejamento e Desenvolvimento Territorial e Urbano, Edina Pereira; senador Fernando Collor de Mello (PTB); deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB); presidente da Câmara de Vereadores, Gilvânia Barros (PMDB); do comandante do 3º Batalhão Militar, tenente-coronel Wellington Bittencourt, e de representantes da associação dos portadores de deficiência de Arapiraca, além de convidados e população em geral.
Com recursos próprios, advindos do contribuinte, a Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias de Planejamento e Obras, construiu um busto em homenagem ao ex-deputado Marques da Silva, corredor de acessibilidade, revitalização dos bancos e bancas de revistas, bicicletário, bem como renovação de todo o sistema hidráulico, elétrico e da rede de esgotamento sanitário para oferecer maior comodidade aos moradores e visitantes.
A secretária de Planejamento, Edina Pereira, destacou o empenho de toda equipe de governo no projeto de revitalização da praça, que apesar das modificações, manteve ainda a estrutura original da época do ex-prefeito Severino Leão.
Representando os portadores de deficiência, o servidor público Ademir Lima, o Mimi, agradeceu à secretária Edina e à prefeita Célia Rocha pela revitalização da praça, sobretudo com o corredor da acessibilidade.
“Mais do que resgatar a beleza dessa praça, o mais importante é resgatar a dignidade das pessoas e a história de Arapiraca’, disse a prefeita Célia Rocha.
Após a entrega da praça, as autoridades visitaram a centenária Igreja de São Sebastião, que recebeu nova pintura.
Selo e coletiva
Em seguida, prefeita e comitiva participaram, no Museu Zezito Guedes e no auditório do Centro de Apoio às Escolas em Tempo Integral, na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura, de visitação aos alunos que recebiam aulas de música, dança hip hop, balé e canto.
Com a presença do ex-prefeito Luciano Barbosa e do diretor dos Correios em Alagoas, Luís Carlos Rocha, a prefeita Célia homenageou o médico Djacy Correia Barbosa, com a obliteração do selo comemorativo aos 89 anos da emancipação política de Arapiraca.
A cerimônia contou com a participação da viúva do homenageado Vanilda Mendes Barbosa e das filhas as médicas Afra Barbosa e Vaneska Barbosa, e de outros familiares do médico, que faleceu no último mês de agosto, aos 82 anos de idade.
Comenda
Como parte da programação festiva também foi entregue ao empresário Álvaro Mendonça- proprietário da empresa Carajás- a Comenda Esperidião Rodrigues, o grande emancipador de Arapiraca.
No encerramento das atividades pela manhã, a prefeita Célia Rocha fez um balanço das ações e obras realizadas desde o início deste ano.
Na ocasião também ocorreu a assinatura da ordem de serviços para construção de mais oito unidades de saúde, quatro pórticos nas principais vias de acesso ao município, bem como de novos centro de educação infantil (creches).
Em coletiva com a imprensa, Célia destacou o trabalho do ex-prefeito Luciano Barbosa e o apoio dos senadores Renan Calheiros e Fernando Collor de Mello.
A prefeita adiantou que estão assegurados mais de R$ 150 milhões para obras da retomada do esgotamento sanitário, pavimentação de ruas, Centro de Convenções, entre outros investimentos na infraestrutura urbana de Arapiraca.
Antes de todas essas atividades, logo cedo pela manhã as autoridades acompanharam a celebração de missa na Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho.
O evento religioso ficou a cargo do pároco Murilo dos Santos e contou com a participação de centenas de fiéis católicos de Arapiraca.
Depois da missa, a prefeita Célia Rocha e comitiva também participaram da solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e do município de Arapiraca.