Controladoria de Arapiraca avança no controle interno
Desde o início de sua gestão a prefeita Célia Rocha (PTB) determinou que o processo de estruturação do Sistema de Controle Interno fosse realizado com a participação e empenho de representantes de todas as secretarias.
De acordo com a controladora geral do município em exercício, Luzileide Euzébio Marinho, o intuito da prefeita é que haja maior agilidade, eficácia e transparência nos procedimentos administrativos internos e externos realizados pela prefeitura. “ O Sistema de Controle Interno é uma ferramenta que visa dar maior controle a todas as ações desenvolvidas pela gestão municipal” afirmou a controladora.
A redução de gastos, controle na prestação de contas, análise de processos, também são atribuições do Sistema de Controle Interno. A controladoria busca acompanhar a gestão dos recursos realizada pelas secretarias, com o objetivo de verificar se o município está atendendo as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Para capacitar os servidores envolvidos no processo de estruturação, a prefeita Célia Rocha (PTB) contratou um curso de Controle Interno da Escola de Contas de Pernambuco. O curso realizado em julho deste ano teve a participação da equipe técnica da Controladoria Geral do Município e representantes de todas as secretarias municipais.
De acordo com Luzileide Euzébio, durante o curso foram abordados temas como princípios éticos do controle interno, orçamento, as regras da Nova Contabilidade Pública, além de outros temas relacionados a procedimentos administrativos. "Arapiraca é um dos primeiros municípios alagoanos a estruturar de fato o Sistema de Controle Interno, que é uma tendência nacional, que busca maior controle e economicidade na gestão dos recursos públicos" conclui.
Amanhã (23) será realizada mais uma reunião técnica com o objetivo de avançar em mais uma etapa no processo de estruturação do Sistema de Controle Interno Municipal. A reunião acontece a partir das 10h na sala de reunião do gabinete executivo.