3 de outubro de 2013

Comitê discute programação da IV Semana da Acessibilidade

Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira (3), na Sala de Reuniões no Centro Administrativo Antônio Rocha, o Comitê de Acessibilidade da Prefeitura de Arapiraca discutiu os caminhos a serem trilhados durante uma semana que abordará esta temática.

A programação está sendo traçada e terá palestras com professores, arquitetos e urbanistas falando sobre o respeito às diferenças e sobre educação inclusiva, além de haver cerimônia de posse do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), o evento será realizado nos dias 17 e 18 deste mês de outubro, com total apoio da Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima), tendo como público-alvo estudantes, empresários, pessoas com necessidades especiais e o público em geral.

"Tanto a população quanto os comerciantes têm que entender que Arapiraca é uma cidade em crescimento e este debate deve ser levado em conta sempre. Vemos, nas nossas calçadas e mesmo sendo multados, carros e motos estacionados de forma irregular, impedindo a passagem de pessoas com mobilidade reduzida e com necessidades especiais. Portanto, esta semana ajudará a todos a enxergar que essa trilha a ser traçada é rumo ao desenvolvimento de Arapiraca", pontua o secretário Municipal de Assistência Social e Juventude (Semas), Daniel Rocha.

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Ricardo Teófilo, sugeriu que fosse feita uma ação conjunta e permanente pela cidade, dando ênfase a este tema, com representantes do Ministério Público Estadual (MPE), das secretarias Municipais de Assistência Social, de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial (Seplan), de Obras e Viação e da própria SMTT para conscientizar a população de que todos têm o direito de ir e vir.

Para tanto, um workshop e uma série de palestras devem ocorrer durante a IV Semana da Acessibilidade, com foco para comerciantes arapiraquenses, mostrando que as calçadas do município devem ter, no mínimo, 1,2m para livre transitação dos pedestres, sejam eles deficientes ou não.

Segundo Adriano Targino, à frente da Adfima, a luta pela inclusão social de pessoas com necessidades especial está apenas começando. "Vejo nesta gestão da prefeita Célia Rocha o compromisso de todos com a acessibilidade e estamos dando um grande passo com as discussões que esta Semana irá trazer", destaca ele.

Já o presidente do Comitê de Acessibilidade, José Ademir de Lima, colocou que o trabalho da prefeitura está sendo intenso em bares, restaurantes e lanchonetes que não dispõem no aparato acessível, como rampas, calçada livre e banheiros adequados para pessoas com deficiência. Dezenas desses estabelecimentos já foram notificados.

Até janeiro de 2015, o grupo se comprometeu que Arapiraca terá um Plano Diretor de Acessibilidade, Mobilidade e Transportes, a ser encaminhado para o Ministério das Cidades, em Brasília.

Estiveram presentes secretários, asssitentes sociais, arquitetos, coordenadores administrativos e empresários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *