Vice-prefeito garante apoio para gasoduto em Arapiraca
A pedido da prefeita Célia Rocha (PTB), o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB), e a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial, Edina Pereira, receberam na manhã desta sexta-feira, 13, no Centro Administrativo, diretores da Algás (Gás Alagoas S.A.) para falar sobre o gasoduto que vai ligar o município de Penedo à Arapiraca.
O diretor presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo, que estava acompanhado do diretor técnico Antônio Carlos Mesquita e do gerente de engenharia Andŕé Alves, disse que a ideia de trazer o gás canalizado para Arapiraca aconteceu devido o desenvolvimento do município na região.
“Nosso maior foco é o grande desenvolvimento que Arapiraca tem. São muitas empresas, indústrias, empreendimentos que podem absorver o gás”, explicou Geoberto.
O vice-prefeito Yale Fernandes destacou o compromisso da administração municipal em buscar ferramentas que proporcionem o desenvolvimento da cidade.
“Os prédios estão ficando verticalizados, as empresas cada vez mais se instalando e com a inauguração do shopping, o uso do gás canalizado só trará benefícios para Arapiraca. A Algás pode sempre contar com o apoio da Prefeitura”, afirmou Fernandes.
Durante o encontro, os diretores da Algás ficaram comprometidos de entregarem documentos com a licença prévia da obra para que as autorizações do município sejam liberadas. A Prefeitura também encarregada de encontrar um terreno para instalação da Estação de Regulagem de Pressão (ERP).
Gasoduto
O gasoduto será construído paralelo à rodovia AL 110, com 66 km de extensão, entre os municípios de Penedo, Igreja Nova, São Sebastião e Arapiraca (até a AL-220, próximo ao Grupo Coringa). Ao todo, a obra terá quatro etapas de 16,7 km e está prevista para chegar em Arapiraca em janeiro de 2016.
O gás natural é um importante combustível e um co-gerador de energia largamente usado em países desenvolvidos.
Atualmente, o Brasil produz, de acordo com a demanda, entre 29 e 30 milhões de metros cúbicos de gás por dia. E utiliza, sem contar o consumo termelétrico e o gás de que se serve a Petrobras, 35,6 milhões de metros cúbidos diariamente, de acordo com uma média do mês de fevereiro de 2010, fornecida pelo Governo Federal.