Prefeitura capacita multiplicadores para Semana de Trânsito
A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Semed), reuniu representantes da sociedade civil organizada para capacitação sobre trânsito, na tarde desta quarta-feira (4), no auditório do órgão municipal de Trânsito.
Segundo Ricardo Teófilo, titular da SMTT, a parceria com a Saúde, vai capacitar universitários da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca, e membros de outras instituições, além de representantes da sociedade civil organizada para a realização de palestras educativas durante a Semana Nacional de Trânsito, no período de 18 a 25 de setembro em Arapiraca.
“Estamos trabalhando focado nas parcerias para poder divulgar com mais intensidade as ações que a SMTT vem realizando ao longo do ano sobre educação no trânsito e fiscalização, atuando dentro da legalidade e na conscientização da sociedade para que tenhamos um trânsito mais seguro”, disse Ricardo Teófilo.
Na abertura dos trabalhos, ele apresentou um levantamento de ações, determinada pela prefeita Célia Rocha (PTB), no sentido de melhorar o aspecto da mobilidade urbana devido ao crescimento populacional da cidade e às questões relativas ao trânsito.
Com exemplo, o superintendente da SMTT destacou a ampliação da sinalização vertical e horizontal na cidade, a criação de binários com tráfego em sentidos diferentes entre ruas paralelas e a implantação do projeto ‘Vida na Faixa’, que prioriza o pedestre e harmoniza a relação entre os condutores de veículos no trânsito da cidade.
Palestra para multiplicadores
A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) ministrou palestra sobre legislação de trânsito, prevenção de acidentes e direção defensiva e apresentou o tema da Semana Nacional de Trânsito 2013 que abordará “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.
“Sabemos que é um trabalho intenso e de profunda conscientização para mudar os hábitos das pessoas no trânsito. Mas, essas ações em parceria com a Saúde já acontecem a algum tempo e temos tido resultados positivos”, declarou Neurício Oliveira, diretor do DET.
A diretora do programa ‘Promoção à Saúde’, da SMS, Fátima Ramalho, destacou o empenho dos multiplicadores que irão atuar em cinco comunidades de Arapiraca desenvolvendo um trabalho de conscientização em cima do tema acidente de trânsito.
Serão contempladas com as atividades educativas as comunidades da Primavera, Canafístula, Cavaco, Manoel Teles e Planalto, além de escolas de tempo integral da rede municipal de ensino.
“A partir desta reunião iremos montar um cronograma com uma série de atividades que serão apresentadas às comunidades durante a Semana Nacional de Trânsito”, relatou Fátima Ramalho.
Durante o mês de setembro, a SMTT também vai trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e realizar eventos dentro das escolas da rede municipal de ensino.
“A equipe do DET já firmou parceria com o Projovem Urbano para podermos apresentar essas ações nas escolas de tempo integral”, frisou o agente de trânsito Carlos Alberto Leão.
A enfermeira do Posto de Saúde do bairro Primavera, Poliana Maria Teixeira participou do encontro e atuará como multiplicadora da Prefeitura de Arapiraca naquela comunidade.
“Nosso trabalho vai facilitar a integração das ações do poder público com a comunidade porque já vivemos o dia a dia com todos eles. Vamos fortalecer a conscientização de um trânsito seguro com os jovens para que eles se tornem multiplicadores também com suas famílias”, disse Poliana Teixeira.