5 de setembro de 2013

Prefeitura aponta os avanços no setor da Saúde no FDLIS

Em reunião do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (FDLIS), realizada nesta quinta-feira (5) no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), bairro do Centro de Arapiraca, foram feitos apontamentos sobre a situação da Saúde na cidade.

Segundo a assistente social e diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Noélia Barboza, 85% dos problemas do setor são resolvidos em Unidades Básica de Saúde (UBS), o que desafoga os hospitais da região.

Há 35 UBS em todo o município e cerca de 500 agentes comunitários trabalhando diariamente. “As unidades são próximas dos arapiraquenses, tendo inclusive 53 equipes da saúde da família (ESF) cobrindo 80% da cidade”, diz.

Para tanto, foram criados recentemente seis Núcleos de Apoio da Saúde da Família (NASF), com educadores físicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos.

Foi colocado ainda, durante a palestra de Noélia Barboza, que o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB) está voltado à Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Física e à Rede de Atenção Psicossocial, tendo o município recentemente aderido ao programa federal “Crack: É Possível Vencer”.

De acordo com a diretora de Atenção da Saúde, as metas para este ano são o remapeamento de 100% de como estão as UBS, postos e hospitais de Arapiraca; a ampliação da cobertura das ESF e dos NASF; a qualificação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Transtorno Mental; e a implantação de unidades de atendimento infanto-juvenil e para adultos com problemas com drogas.

Ademais, a Prefeitura de Arapiraca está atualmente com uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde estão sendo capacitados 135 profissionais nos cursos de Gestão de Clínica, Regulação, e Educação em Saúde para Preceptores (leia mais aqui).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *