10 de setembro de 2013

Prefeitura apoia Projeto Estratosfera

A idéia de lançar uma câmera digital em uma caixa suspensa por um balão para obter imagens da camada que fica acima do planeta terra, surgiu numa conversa informal entre quatro estudantes do ensino médio que estudam no SEB COC de Maceió.  Os jovens que tem interesse em  assuntos aéroespaciais, escolheram o Planetário de Arapiraca para fazer o lançamento do projeto que recebeu o nome de Projeto Estratosfera.

O grupo de estudantes do ensino médio formado por Aloysio, Luís, Derek e Júlia, é o primeiro no Brasil a fazer esse tipo de projeto . Antes deles esse tipo de experiência só havia sido realizada por profissionais da cidade de São Paulo e pela equipe do programa Fantástico.

A prefeitura de Arapiraca apoiou o projeto disponibilizando recursos para a compra dos equipamentos. Para a captação de imagens foram necessárias 3 câmeras digitais, 1 GPS com monitoramento por satélite, 1 sensor , 1 paraquedas e outros materiais para a confecção do balão.

A prefeita Célia Rocha disse que o planetário é um espaço público, idealizado pelo ex-prefeito Luciano Barbosa para estimular o conhecimento.“ Lá as pessoas podem visualizar estrelas, constelações, planetas, além de outros fenômenos astronômicos. Projetos como esse mostram que o planetário está cumprindo um dos seus objetivos, fomentar a pesquisa e possibilitar novas experiências” pontuou a prefeita.

O balão foi lançado do alto das escadarias do planetário. Por meio do GPS os estudantes ficaram monitorando o direcionamento do balão que atingiu uma altura de 30 kms . Três horas após o lançamento a sonda foi localizada a 38 kms distante do planetário, em um canavial no município de Campo Alegre. Acompanhados dos pais , os estudantes chegaram ao canavial e tiveram que andar 12 kms a pé, pois a região era formada por um vale e de difícil acesso.

“ As imagens são impressionantes. A estratofera é a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro natural do planeta terra, protegendo dos raios ultravioletas do sol. A experiência foi incrível, agradecemos a prefeitura de Arapiraca e o nosso colégio por terem nos apoiado nesse projeto” agradeceu o grupo de estudantes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *