Plano de prevenção à violência contra negros é discutido
Na manhã desta segunda (30), a secretária de governo, Cícera Pinheiro esteve reunida com representantes das secretarias e da sociedade civil que fazem parte do comitê do Programa Nacional Juventude Viva. O objetivo da reunião foi elaborar o Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra.
Segundo os últimos dados do Sistema Nacional de Mortalidade, em 2010 quase 50 mil (49.932) pessoas no país foram vítimas de homicídios , desse total 70,6% são negros e mais da metade desse indicadores 53,5% são jovens entre 15 e 29 anos.
Durante a reunião ficou acordado que o lançamento do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra, será no dia 17 de Outubro , período que se inicia as comemorações dos 89 anos de emancipação política de Arapiraca.
Na esfera municipal o Juventude Viva é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que coordena e planeja as ações em parceria com os demais membros do comitê. Segundo Rafael Amorim, coordenador do comitê municipal , é preciso unificar as ações das diversas secretarias e com a iniciativa da sociedade civil organizada para tentar reduzir esses índices de mortalidade registrados contra jovens " pontuou o coordenador do Juventude Viva.
De acordo com Cícera Pinheiro , articuladora do Juventude Viva em Arapiraca, os dados de homicídios no município foram reduzidos após a prefeita Célia Rocha (PTB) ter solicitado à Brasília, uma equipe da policia federal. “ A gestão municipal disponibilizou dois carros, casa, mobília, impressora e outros equipamentos de trabalho para que a delegada federal Elânia Fernandes e sua equipe pudesse trabalhar com mais independência.
A iniciativa da gestora municipal trouxe excelentes resultados : em abril foram registrados 18 homicídios em março o número de homicídios caiu para 9, em Junho 6 mortes e durante o mês de Julho 3 casos de homicídios foram registrados .
Pinheiro disse que o reforço da policia federal foi importante agora é preciso potencializar as ações para manter os jovens ocupados com atividades de educação, saúde , cultura , esporte e lazer. “Dessa forma vamos promover cidadania e mantê-los afastados dos redutos de violência” afirmou a secretária de governo.