13 de agosto de 2013

Saúde capacita servidores sobre o câncer de mama

P { margin-bottom: 0.21cm; }O câncer de mama é um mal que assola a vida de muitas mulheres em todo o Brasil. Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca realizou na manhã desta terça-feira (13), uma capacitação voltada aos médicos e enfermeiros do município sobre os cuidados e atenções necessárias para o tratamento, e o rastreamento precoce de nódulos na mama.

O encontro foi realizado no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), e teve como palestrante, a mastologista Marize Cristina Barros.

O objetivo principal do evento é o de qualificar os servidores da Atenção Básica de Saúde, com a ampliação da oferta de possibilidades de diagnósticos precoces da sensibilização dos profissionais em relação a doença, e o fortalecimento do combate às doenças crônicas.

De acordo com Marize Cristina Barros, mastologista do CRIA, os nódulos podem ser encontrados nas mamas através do autoexame sensorial. Com a paciente em decúbito dorsal horizontal, sem travesseiro e com as mãos atrás da nuca, palpar todos os quadrantes, detalhadamente, pesquisando a presença de nódulos.

“O autoexame é só o início do tratamento para a identificação dos nódulos. Eles se encontram na região das axilas e/ou nas fossas supraclaviculares. Caso seja diagnosticado, o recomendado é que a mulher se encaminhe a uma Unidade Básica de Saúde, ou hospital para marcar uma mamografia”, destacou a mastologista.

A mamografia é um exame realizado por diagnóstico de imagens, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, detectando nódulos, mesmo aqueles que ainda não tenham sido palpáveis.

Na sua totalidade a mamografia anuncia a interpretação do exame clínico, atestando normal ou negativo, quando não é localizado nenhuma espécie de mudança no tecido mamário; ou o anormal, quando aparece o achado assimétrico que necessite de avaliação posterior e possível encaminhamento para especialistas.

Durante o evento foram realizadas oficinas, debates e testes avaliativos com o público presente, tudo dentro da metodologia aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *