22 de agosto de 2013

Prefeitura homenageia mestres da Cultura Popular com exposição

O mês de agosto é dedicado à cultura popular. E a Prefeitura de Arapiraca está ciente da importância de seus mestres.

Incentivadores culturais, artistas autodidatas e detentores de saberes da terra e dos quilombos. São estas as figuras arapiraquenses a serem homenageadas na exposição “Nossos Mestres”, que ganha abertura às 19h desta quinta-feira (22), no Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima, antiga “Praça da Prefeitura”. Haverá homenagens aos mestres e destaques culturais no local.

A prefeita Célia Rocha (PTB) entende que é dando evidência a estes fazedores de cultura que a tradição poderá ser passada de forma mais ampla, a mostrar um pouco da vida e da obra de cada um desses cidadãos que ajudaram Arapiraca a ser a referência nas artes que é hoje.

Na solenidade de abertura, a secretára Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, o diretor de Ação Cultural da pasta, Wagno Godez, e o mestre artesão Zezito Guedes, este último recentemente aclamado pelo Conselho Estadual de Cultura e pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) como Patrimônio Vivo de Alagoas.

Haverá ainda apresentações culturais do coco de roda de Nelson Rosa, investida do Nego Aboiador e o forró do acordeonista Afrísio Acácio.

A exposição “Nossos Mestres” ficará na instituição museológica até o próximo dia 21 de setembro.

“Neste mês voltado à Cultura Popular, dedicamos as nossas humildes palmas para estes senhores e senhoras, detentores da sabedoria passada seja pela oralidade ou pelos registros escritos em folha, tela e madeira e pela música. São nove mestres e 12 destaques culturais que fizeram de Arapiraca um grande salão de arte genuína”, pontua a secretária Tânia Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *