Mestres da cultura popular de Arapiraca ganharão homenagens
Em encontro realizado nesta quarta-feira (31), no Centro Administrativo Antônio Rocha, bairro de Santa Edwiges, o Conselho Municipal de Cultura pontuou as atividades que vão acontecer neste mês de agosto.
Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), entraram em pauta a III Conferência Municipal de Cultura – que ocorre nos próximos dias 9 e 10 –; o mês de agosto dedicado inteiramente à cultura popular; a II Semana do Audiovisual (Seda) de Arapiraca; a exposição de registros visuais do Fotoclube Caixa Preta; e o projeto de cinema do Serviço Social do Comércio (Sesc), que ficará até o fim do ano no Mercado de Artesanato Margarida Gonçalves (leia aqui).
Houve ainda a escolha e votação de 31 nomes de mestres da cultura popular arapiraquense, que receberão uma homenagem durante este mês. Alguns deles – como Zezito Guedes, Paulo do Bar, Afrísio Acácio, Ditinha da Sanfona, Pai Alex, Zé do Rojão e Nelson Rosa – já foram definidos, mas outros ainda serão confirmados. Muitos deles são ligados às artes plásticas, escultura, literatura, disseminação da cultura afro e quilombola, folguedos e música nordestina.
Serão expostos perfis e obras destes nomes durante agosto no Museu Zezito Guedes, bairro do Centro, e no Memorial da Mulher Ceci Cunha, no Alto do Cruzeiro.
Já na concha acústica do Mercado do Artesanato, haverá várias atividades em alusão ao mês com apresentações de diversos grupos de folguedos.
Conferência de Cultura
Foram traçados também detalhes durante a reunião sobre a III Conferência Municipal de Cultura, que terá como tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Durante a noite desta quarta (31), realizou-se ainda um debate pré-conferência na tenda da Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro, orientando os presentes sobre os grupos de estudos que serão delimitados no evento e a votação dos delegados para a etapa estadual, tudo isso visando mais políticas públicas para o setor.
A abertura da conferência de Arapiraca se dará às 19h do dia 9, no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com diversos segmentos culturais. No dia seguinte, os inscritos participarão de uma assembleia geral e de uma discussão nos grupos de trabalhos, na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro de Nova Esperança. As inscrições vão até o dia 5 de agosto e podem ser feitas na sede da secretaria no Centro Administrativo ou pela internet, clicando neste link.
“Precisamos deste contato com a sociedade para ver o que ela anseia. Os interesses do povo arapiraquense também são os da prefeita Célia e nossos. Queremos construir uma cultura que atente para o futuro, mas que não deixe de valorizar os nossos mestres”, diz a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos.
Estiveram reunidos a presidente do Conselho Municipal de Cultura, secretária Tânia Santos; Wagno Godez, também da Sectur; Linderley Ferreira, secretário adjunto Municipal de Economia e Finanças; Isabela Santos, diretora do Memorial da Mulher Ceci Cunha; Rosana Dias, analista da Coordenação Artístico Cultural (CARC) do Sesc; Saulo Oliveira, do integrante do Conselho de Saúde do Carrasco; professor Clébio Araújo, vice-reitor da Uneal; Edilma Basílio dos Santos, presidente da Comunidade Remanescente de Quilombo do Pau d’Arco; e Olivério Santos e Marcos Cordeiro, representando a Secretaria Municipal de Educação.