FDLIS anuncia lançamento de cartilha e programa sustentável
Na manhã desta quinta-feira (8), em reunião ordinária do Fórum de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (FDLIS), no Serviço de Apoio Às Micro e Pequenas Empresas de Arapiraca (Sebrae/ Arapiraca), foi anunciado o lançamento de uma cartilha de sustentabilidade durante o 3º Encontro de Avaliação da Agenda 21.
O evento acontecerá no dia 3 de outubro deste ano e terá ainda o encaminhamento do programa “Cidade Sustentável”, um trabalho que está sendo elaborada pelas secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) e de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial (Seplan).
“Não se muda a cultura de um povo sem informação ou sem o acesso a ela. Esta cartilha vem para reafirmar o compromisso do secretário Ivens Barboza com as necessidades do município. Em 2024, Arapiraca fará 100 anos e tem que ser a melhor cidade para se viver em termos de ações sociais e sustentáveis”, pontua o coordenador da Agenda 21, José Matias Irmão.
A proposta é intensificar a implantação e monitoramento da Agenda 21 através deste encontro que ocorrerá em outubro, no Planetário Municipal, com presença do coordenador da Agenda 21 nacional, Geraldo Abreu, sendo feito um pacto de sustentabilidade com a sociedade civil, poder governamental e entidades privadas.
Na ocasião, haverá também palestras e mostras socioambientais, além de proposições como a construção da Agenda 21 Escolar, com público-alvo nas redes Municipal, Estadual e particular, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A meta da Agenda 21 de Arapiraca é a promoção de um novo modelo de desenvolvimento que pretende alcançar um novo projeto de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Na reunião, estiveram presentes empresários e estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).