Estamos aprendendo com Arapiraca, elogia secretário de Maceió
Durante a III Conferência Municipal de Cultura, ocorrida neste final de semana, o secretário da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Vinícius Palmeira, elogiou a independência de Arapiraca no fazer cultural.
“A efervescência desta cidade é muito grande. Alagoas sabe que Arapiraca é um celeiro de artistas e mestres da cultura popular, não à toa a prefeitura vai este mês homenagear mais de 30 deles”, diz.
Em discurso, após a execução dos hinos Nacional e de Arapiraca durante a abertura da conferência, Palmeira salientou que nunca havia visto uma plateia cantar tão intensamente o hino de um município. “Muito lindo! É através desses símbolos que uma cultura vive”, destaca.
O secretário da FMAC colocou que a cidade desponta nas artes visuais – com recentemente premiações de cineastas em festivais em outros estados –, esculturais, literárias e na Música.
“Há aqui uma carga de contemporaneidade muito própria. Vocês não imitam o vizinho. Nós, de Maceió, é que chegamos a imitá-los este ano, em meio a nosso São João. Arapiraca nos ensinou a melhorar, pois nossas festividades juninas foram as melhores dos últimos anos”, pontua.
Neste 2013, a capital alagoana usou os moldes dos arraiais comunitários de Arapiraca, realizando festas em 43 bairros que envolveram os moradores como há muito tempo não acontecia.
O São João de Maceió homenageou o forrozeiro Jacinto Silva e o mestre Tororó do Rojão, que faleceu no ano passado. “Foi um evento de paz, de conteúdo, mas porque o maceioense participou ativamente. No centro do arraial, estava a família alagoana, e isto, Arapiraca nos devolveu”, declara Vinícius Palmeira.
A secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, ressaltou o fato de o município possuir o título de Maior São João Comunitário do Brasil, tendo também arraiais turísticos, com três dias de duração em algumas comunidades e bairros, a movimentar social e economicamente cada região.