22 de agosto de 2013

Crianças da zona rural visitam Arapiraquinhas

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Lourenço de Almeida, localizada na comunidade rural de Bálsamo, estão conhecendo a estrutura e o funcionamento das Arapiraquinhas- as bibliotecas digitais de bairros.

Na manhã desta quinta-feira (22), os estudantes visitaram a biblioteca digital que funciona no bairro Novo Horizonte.

Acompanhados da coordenadora-pedagógica Rosana Kelle e da profesora Mychelle Santos, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir contação de histórias, ler livrinhos e revistas em quadrinhos, além de fazerem pesquisas na sala de informática.

“Aqui é muito legal. A gente pode brincar e estudar ao mesmo tempo”, disse o estudante Danilo Ivanildo Oliveira dos Santos, de nove anos de idade e matriculado no 3° ano do Ensino Fundamental.

Mais Arapiraquinhas

De acordo com a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, o município conta atualmente com cinco Arapiraquinhas, nos bairros Jardim Esperança, Novo Horizonte, Planalto, Canafístula e Primavera.

Ela adiantou que, por determinação da prefeita Célia Rocha, outras duas unidades estão sendo construídas na zona rural: Bananeiras e Vila São José. A previsão é de que as duas novas Arapiraquinhas sejam inauguradas no próximo mês de outubro, durante as comemorações dos 89 anos de emancipação política do município.

Mantidas pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Educação e associações de moradores, as Arapiraquinhas, as bibliotecas públicas digitais de bairros- estimulam a leitura e reforçam o aprendizado dos alunos das escolas da rede municipal de ensino.

Idealizadas na gestão do prefeito Luciano Barbosa, as bibliotecas de bairros têm a finalidade de promover o acesso aos bens culturais e informacionais, as bibliotecas digitais fortalecem a leitura e pesquisa, bem como geram oportunidades de conhecimento para os jovens.

As bibliotecas contam com um espaço multicultural que disponibilizam o acesso à informação através do seu acervo composto por livros, periódicos, CDs, DVDs, mapas, jogos, acervo braille e acesso à internet.

As Arapiraquinhas funcionam de segunda a sexta- feira, no período das 8 ao meio-dia, e das 13 às 17 horas, e das 18 às 21 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é da 14 às 17 horas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *