9 de agosto de 2013

Célia anuncia doação de mais áreas para policiamento

P { margin-bottom: 0.21cm; }

Acompanhada do vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB); da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, e do secretário de Defesa Social, coronel Dario César, a prefeita Célia Rocha (PTB) anunciou, na manhã desta sexta-feira (9), no auditório da Escola de Governo, durante reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a disponibilização de mais duas áreas, totalizando oito terrenos para o governo do Estado implantar novas bases de policiamento comunitário em Arapiraca.

Célia anunciou a doação de terrenos nos bairros Jardim das Paineiras, Manoel Teles, Primavera, Brasília, Canafístula e outra área no Conjunto Brisa do Lago, onde será implantada a Região Integrada de Segurança Pública (RISP).

A prefeita aproveitou o momento para destacar que o município vem recebendo do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), no Plano Brasil Mais Seguro, Força Nacional e Secretaria de Defesa Social, no trabalho para a redução da criminalidade.

 

Queda

Em seu pronunciamento, a prefeita Célia fez referência à apresentação do secretário de Defesa Social, coronel Dario César, acerca da redução do número de homicídios no município.

De acordo com a atualização dos dados, até julho deste ano, o número sofreu uma queda pela metade em três anos.

Com uma população de 214 mil habitantes, em 2009, Arapiraca registrava 108 homicídios por 100 mil habitantes. Até julho de 2012, com as ações conjuntas dos governos municipal, estadual e federal, o índice foi reduzido para 59,7 mortes para 100 mil habitantes.

“Graças a Deus e aos esforços de todos, estamos melhorando os indicadores e, com certeza, vamos avançar cada vez mais”, frisou a prefeita.

O secretário de Defesa Social, coronel Dario César, em sua fala, revelou as ações previstas para o segundo semestre deste ano.

Ele adiantou que em setembro será inaugurado o novo presídio do Agreste. Dario César também disse que até março de 2014 o município de Arapiraca receberá o Instituto de Criminalística (IC) e uma base do CIODS, e um novo batalhão militar, que vai atender o setor oeste do município de Arapiraca.

“Estamos buscando recursos para ativação do sistema de videomonitoramento nas ruas da cidade”, frisou Dario César, revelando que o governo está contabilizando um investimento da ordem de R$ 214 milhões na área da segurança pública até o próximo ano.

Por sua vez, a secretária nacional de Segurança, Regina Mikki, lembrou que já esteve por duas vezes em Arapiraca, para debater ações do Plano Brasil Mais Seguro.

“Somos sempre muito bem-recebidos em Alagoas e, particularmente, aqui em Arapiraca. Essa integração serve de exemplo para todo o país. Quando iniciamos o trabalho do Plano Brasil Mais Seguro, o estado liderava os indicadores nacionais em criminalidade.

Hoje, Alagoas já é o terceiro e temos certeza de que vamos melhorar ainda mais esse quadro”, acrescentou Regina Mikki.

Ela relatou que a presidente Dilma Rousseff e o secretário da Justiça, José Eduardo Cardozo, querem continuar investindo no plano, com mais recursos para informatização das polícias, entrega de novos equipamentos e armas, mas, sobretudo, ações educativas para a promoção de uma política de paz, com a melhoria da qualidade de vida e a segurança das pessoas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *