30 de agosto de 2013

Arapiraca terá sua primeira universidade aberta para idosos

Aconteceu nesta quinta-feira (29) a aula inaugural da Universidade Aberta de Arapiraca para a Terceira Idade, na sede da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Arapiraca (Aapiar), no bairro do Centro.

A instituição de ensino ficará na Rua Estudante José de Oliveira Leite, também no centro comercial do município, em frente ao Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, e agregará os cursos de Pedagogia e Serviço Social, a partir de fevereiro.

Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acontece ao longo deste ano o curso de Evelhecimento Saudável. Podem entrar pessoas vinculadas à Aapiar e que tenham mais de 55 anos de idade. Os cursos são gratuitos.

Quatro protessores da Aapiar fizeram um trabalho de alfabetização e aprendizado contínuo com os idosos associados para eles pudessem ingressar na academia.

"Com muita emoção, vivenciamos esse momento, graças à Ufal, à secretária Municipal de Educação, Ana Valéria Oliveira, à Prefeitura de Arapiraca e outras parcerias. Essa é uma prova de que o idoso é uma pessoa ativa e sempre procura novas experiências enrequicedoras", pontua Lourdes Carvalho, presidente da Associação dos Aposentadores, Pensionistas e Idosos de Arapiraca.

Além dela, participaram da mesa da aula inaugural o patrono dac associação, o empresário Ewerton Santiago; o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT); o odontólogo Nilton Coelho; representando a Secretaria Municipal de Saúde, Cida Bento; e Gildo Arquimínio de Carvalho, presidente da Federação Estadual dos Aposentados.

"Essa associação é um exemplo de força de vontade de viver. A gente sai daqui com um ‘novo gás’, vendo que a vida está só começando", diz Ewerton Santiago.

Na aula inaugural, houve ainda apresentação do coral da terceira idade; a leitura da crônica "O idoso hoje", de Leonídia de Araújo Brandão; uma explanação da professora mestre em Enfermagem da Ufal, Andreina Serbim, sobre a implantação dos cursos na Universidade Aberta de Arapiraca para a Terceira Idade; e a declamação de uma poesia de Maria Nina Vieira, idosa que aprendeu a ler e escrever na própria associação.

Nesta quinta (30), exames de vista promovidos pelo IOFAL, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), estão sendo realizados durante todo o dia na Aapiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *