21 de agosto de 2013

Arapiraca sedia projeto cultural do Palco Aberto em outubro

Sendo um celeiro cultural em plena atividade, o município de Arapiraca vai virar uma das cidades-polo que receberá no mês de outubro o projeto “Corredor Alagoas Viva”, dentro da 3ª edição do Palco Aberto.

Com os esforços da prefeita Célia Rocha (PTB), o evento vai acontecer no dia 4 de outubro com mostras de artes visuais e cinematográficas arapiraquenses e apresentações musicais de bandas da terra.

Previsto para começar às 14h na Praça Luiz Pereira Lima, antiga “Praça da Prefeitura”, o projeto pretende levar a cultura para crianças e jovens estudantes da cidade, pondo em sua carga letiva nas escolas. Haverá mostras regionais sobre música, literatura, artes plásticas, arte popular, dança, arte circense, teatro e artesanato.

Nesta quarta-feira (21), aconteceu uma reunião com secretários municipais, diretores culturais e representantes do Instituto Boibumbarte, no Centro Administrativo Antônio Rocha.

Para a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, este será mais um meio de os alunos e os cidadãos arapiraquenses em geral conhecerem, vivenciarem e compartilharem as nossas artes. “Não só a nossa cultura, mas a de municípios vizinhos, já que Arapiraca é polo”, pontua.

Já se apresentaram no Palco Aberto, que acontece em vários municípios, os artistas arapiraquenses Janu e os Matutos Urbanos, Gato Negro e Elaine Kundera.

Palco Aberto

O projeto Palco Aberto, que começou em 2004, tem como finalidade o incentivo à cultura, dando mote à criatividade, compromisso, produtividade e transformação do nosso povo.

Foram feitas quatro coletâneas, o “Alagoas Nossa Terra”, e distribuídas em 632 escolas da rede pública, com toda a história cultural de nosso estado.

“Temos justamente a lógica do ‘conhecer para valorizar’ desde 2010 e nosso intuito e foco é que os jovens tenham a ciência de que nosso estado é muito rico culturalmente”, diz Susie Cysneiros, uma das diretoras do Instituto Boibumbarte de Cultura, que realiza o projeto Palco Aberto.

Além de Arapiraca, o “Corredor Alagoas Viva” também acontecerá nas cidades de Penedo, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Maceió, Palmeira dos Índios e Viçosa.
 
Participaram da reunião a secretária Tânia Santos e Aemerson Barros, da Sectur; os diretores do Instituto Boibumbarte de Cultura, Wilson Miranda e Susie Cysneiros; a jornalista Lourdes Rizzatto, à frente da editoria social Click Due; a diretora cultura de Igaci, Rosa Maria de Lima; o professor e coordenador do programa Mais Educação, de Olho d’Água das Flores, Rubens Alves; secretária de Cultura da Lagoa da Canoa, Rita Petuba; a secretária de Cultura de Jacaré dos Homens, Ana Cláudia Madeiro, e a coordenadora de Cultura da pasta, Jacqueline Madeiro; o secretário de Cultura de Craíbas, Cícero Warley dos Santos;  a produtora cultural e assessora do Gabinete de Craíbas, Paula Sandra Araújo; o representante do Núcleo de Cultura de Belo Monte, Paulo Ricardo Melo; o diretor de eventos de Girau do Ponciano, José Erasmo de Farias; o secretário de Cultura do Girau do Ponciano, José Miguel; a secretária de Cultura de São Sebastião, Alessandra Lucena; e o superintendente cultural de São Sebastião, Eliton de França Melo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *