“A Cultura é um caminho a ser trilhado de forma conjunta”
Prestes a acontecer a III Conferência Municipal de Cultura, nos próximos dias 9 e 10 deste mês, a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, está fazendo uma série de entrevistas pelas rádios locais, a convocar os arapiraquenses à proposição de ideias para políticas públicas para o setor.
A prefeita Célia Rocha (PTB) deixou enfático que se compromete com as ações sociais desde o começo de seu mandato e a Cultura é dos pontos mais assistidos em sua gestão.
“Este evento será o ‘grito’, a necessidade de o setor continuar crescendo ainda mais em Arapiraca. Durante a conferência, nós vamos ouvir as demandas do povo e segmentos artísticos, afinal, Arapiraca é um celeiro cultural muito grande”, destaca Tânia Santos.
Ela e o diretor de ação cultural da Sectur, Wagno Godez, participaram dos programas Comando Geral, da Rádio Novo Nordeste, e Ponto a Ponto, da Rádio Metropolitana, e reiteraram o desejo de planejamento e organização para os próximos anos de gestão – nesta quinta-feira (8), eles estarão no Pajuçara na Hora, da Rádio Pajuçara, às 8h20, e no Canal 96, da Rádio 96 FM, às 13h.
“Avançamos bastante no âmbito da implantação de políticas públicas, mas com a participação efetiva do povo, opinando, poderemos avançar continuamente”, coloca Wagno Godez.
De acordo com ele, dezenas de ações culturais aconteceram no município desde o início do ano, como o “Folia de Rua”, a “Festa da Padroeira”, o “São João de Arapiraca”, o “Som do Mercado”, o “Cultura na Praça” e o “DJ do Agreste” e, neste mês de agosto, há homenagens a mais de 30 mestres da cultura popular, com exposição da vida e obra de cada um no Museu Zezito Guedes e no Memorial da Mulher Ceci Cunha.
No próximo dia 25, ocorre ainda uma “Noite Regional”, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, bairro do Centro, com presença de poetas, violeiros, repentistas, aboiadores e folguedos diversos.
“O que queremos é este contato com a tradição. Não podemos deixar de prestar homenagens aos nossos mestres. E, durante esta III Conferência Municipal de Cultura, isto também será abordado. Este é um caminho a ser trilhado de forma conjunta”, pontua a secretária Tânia Santos.
O evento tem início às 19h desta sexta-feira (9), no auditório Dona Bezinha da Universidade Federal de Alagoas (Uneal), com exposição do tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, explanação do “Sistema Municipal de Cultura: Avanços e Desafios” e apresentações artísticas.
No dia posterior, sábado (10), o encontro se dá na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro de Nova Esperança, a partir das 8h, com credenciamento, leitura de regimento, início dos grupos de trabalhos, aprovação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura.
As inscrições podem ainda ser feitas na sede da Sectur, no Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro de Santa Edwiges, ou pela internet através deste link.