7 de agosto de 2013

“A Cultura é um caminho a ser trilhado de forma conjunta”

Prestes a acontecer a III Conferência Municipal de Cultura, nos próximos dias 9 e 10 deste mês, a secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Tânia Santos, está fazendo uma série de entrevistas pelas rádios locais, a convocar os arapiraquenses à proposição de ideias para políticas públicas para o setor.

A prefeita Célia Rocha (PTB) deixou enfático que se compromete com as ações sociais desde o começo de seu mandato e a Cultura é dos pontos mais assistidos em sua gestão.

“Este evento será o ‘grito’, a necessidade de o setor continuar crescendo ainda mais em Arapiraca. Durante a conferência, nós vamos ouvir as demandas do povo e segmentos artísticos, afinal, Arapiraca é um celeiro cultural muito grande”, destaca Tânia Santos.

Ela e o diretor de ação cultural da Sectur, Wagno Godez, participaram dos programas Comando Geral, da Rádio Novo Nordeste, e Ponto a Ponto, da Rádio Metropolitana, e reiteraram o desejo de planejamento e organização para os próximos anos de gestão – nesta quinta-feira (8), eles estarão no Pajuçara na Hora, da Rádio Pajuçara, às 8h20, e no Canal 96, da Rádio 96 FM, às 13h.

“Avançamos bastante no âmbito da implantação de políticas públicas, mas com a participação efetiva do povo, opinando, poderemos avançar continuamente”, coloca Wagno Godez.

De acordo com ele, dezenas de ações culturais aconteceram no município desde o início do ano, como o “Folia de Rua”, a “Festa da Padroeira”, o “São João de Arapiraca”, o “Som do Mercado”, o “Cultura na Praça” e o “DJ do Agreste” e, neste mês de agosto, há homenagens a mais de 30 mestres da cultura popular, com exposição da vida e obra de cada um no Museu Zezito Guedes e no Memorial da Mulher Ceci Cunha.

No próximo dia 25, ocorre ainda uma “Noite Regional”, no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, bairro do Centro, com presença de poetas, violeiros, repentistas, aboiadores e folguedos diversos.

“O que queremos é este contato com a tradição. Não podemos deixar de prestar homenagens aos nossos mestres. E, durante esta III Conferência Municipal de Cultura, isto também será abordado. Este é um caminho a ser trilhado de forma conjunta”, pontua a secretária Tânia Santos.

O evento tem início às 19h desta sexta-feira (9), no auditório Dona Bezinha da Universidade Federal de Alagoas (Uneal), com exposição do tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, explanação do “Sistema Municipal de Cultura: Avanços e Desafios” e apresentações artísticas.

No dia posterior, sábado (10), o encontro se dá na Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro de Nova Esperança, a partir das 8h, com credenciamento, leitura de regimento, início dos grupos de trabalhos, aprovação de propostas e eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura.

As inscrições podem ainda ser feitas na sede da Sectur, no Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro de Santa Edwiges, ou pela internet através deste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *