Ufal realiza projeto “Curta na Quarta” com mostras de filmes
Na manhã desta quarta-feira (10), a partir das 10h, tem início um circuito de mostras no auditório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) campus Arapiraca. Tendo a entrada franca, o projeto “Curta na Quarta” pretende atrair estudantes da academia e das escolas do entorno.
As discussões nesta primeira edição serão sobre as temáticas de consumo e alienação, com nove curtas-metragens da Programadora Brasil, integrante da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC).
O evento, que deve ocupar todas as quartas-feiras deste mês de julho, é uma parceria da Ufal com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e se deve à iniciativa de um grupo de alunos do 6º período de Arquitetura, que resolveu montar o núcleo “Fazendo pARTE”, agraciado pelo Projeto de Iniciação Artística da Ufal (Proinart).
Com o intuito de estimular e difundir o conhecimento, o projeto “Mostra na Quarta” traz nesta manhã de quarta-feira (10) os curtas “A alma do negócio”, de José Roberto Torero; “A linguagem da persuasão”, de Joaquim Pedro de Andrade; “A sabotagem da moqueca real”, de Ricardo Sá; “A sintomática narrativa de Constantino”, de Carlos Dowling; “Ação e dispersão”, de Cezar Migliorin; “Capital circulante”, de Ricardo Mehedff; “Meow!”, de Marcos Magalhães; “O nariz”, de Eliane Caffé; e “Os idiotas mesmo”, de Allan Sieber.
Segundo a estudante do 6º período de Arquitetura, Anny Garcia, de 22 anos, o grupo “Fazendo pARTE” está realizando ações culturais na Escola Estadual Adriano Jorge, que neste sábado (13) recebe uma oficina de “Leitura e Interpretação de Poemas Alagoanos” e, ao final, os estudantes farão ilustrações e pinturas a partir do que entenderam.
“Vamos desenvolver essas atividades em diversas outras escolas e, como resultado, iremos lançar um livreto com textos, material fotográfico e ilustrações destas experiências”, diz ela, que é uma das organizadoras. A seu lado, os alunos também do 6º período Kátia Barros, Lucas Correia, Diogo Albuquerque, Juliana Freitas, Danyel Gomes, Cristiano Quércia e Thaysa Gabriella, sob orientação do professor Ricardo Victor.
“O objetivo maior é o incentivo à cultura e a promoção da arte no cotidiano”, reforça Anny Garcia, que também é artista plástica.
Na próxima quarta (17), o auditório da Ufal se enche novamente de interessados no “Curtas na Quarta”. Será exibido o documentário da diretora carioca Helena Solberg, “A Palavra (En)cantada”, que fala da poesia e da MPB.