17 de julho de 2013

Reunião aberta da Seda Arapiraca traça campanhas para o evento

Na noite desta terça-feira (16), no Memorial da Mulher Ceci Cunha, houve a I Reunião Aberta da Semana do Audiovisual, em Arapiraca. A segunda edição do evento acontece de 12 a 17 de agosto com lançamentos de filmes alagoanos, oficinas, mostras, mesas-redondas e shows.

Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), a Semana do Audiovisual (Seda) será realizada apenas em Arapiraca, no âmbito estadual, sendo este um festival integrado de cinema livre, organizado pelo circuito Fora de Eixo e o coletivo Popfuzz.

Nina Magalhães, responsável pela captação de recursos, e Rodolfo Lima, assessor do coletivo, apresentaram alguns planos de atividades a serem executados durante o encontro de cinéfilos e interessados no universo de cinema.

A meta maior, segundo Nina, é criar uma rede de contatos para que as pessoas possam interagir depois desta II Seda Arapiraca. O Popfuzz espera atingir cerca de mil pessoas, de 14 a 35 anos, com suas campanhas criadas para estimular processos fundamentais para o colaborativismo e a arte integrada, por exemplo.

“Com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, poderemos transformar o evento em algo ainda mais grandioso, afinal, ele simultaneamente acontece em 100 cidades da América Latina, Europa e África. Para isso, estamos também com diversas campanhas, como a Mídia Livre, o Flagrante e o Camelô de Seda”, diz a representante do Popfuzz.

Ela colocou que com o Flagrante, o processo se dá na transmissão da Seda ao vivo, via internet, para que o evento seja o mais democrático possível. Isto é, todos os que não puderem comparecer às oficinas e demais atividades voltadas ao audiovisual podem assistir a tudo de seu computador, desde que tenha acesso rápido à web.

Outras campanhas devem também ocorrer como a Compacto.Cine, onde um filme lançado poderá ser visto em outros Sedas ao redor do mundo. Há ainda o Cinóia, que tem como proposta fazer projeções de películas em lugares inusitados; o Pacotinho de Seda, que trata de uma intervenção musical no último dia do evento; o Camelô na Seda, o qual propõe distribuição e venda de produtos do cinema alagoano; a Roda de Trocas, onde livros podem ser cambiados; e a Seda Coletiva, para que todos os envolvidos interajam para propor mais ações.

“Esta é a oportunidade do público ter ciência do que está sendo feito em Alagoas. Vários cineastas estão sendo exaltados fora do estado, inclusive”, pontua Nina Magalhães. De acordo com ela, haverá pelo menos cinco lançamentos de filmes alagoanos nessa II Seda Arapiraca.

Por meio de cartazes, camisas, adesivos, panfletos, banners, teaser nas redes sociais, spots para rádios e folder, o público está começando a ser informado sobre o evento. Convites a alunos de escolas e universidades federais e particulares de Arapiraca também estão sendo encaminhados. As inscrições para a Semana do Audiovisual devem ser abertas ainda nesta semana.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *