31 de julho de 2013

Prefeitura realiza Viva Saúde no bairro Manoel Teles

Na manhã desta quarta-feira (31), a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na Escola de Ensino Fundamental Jesus Redentor, o projeto “Viva Saúde” na comunidade do bairro Manoel Teles.

O evento é de coordenação do Núcleo de Promoção da Saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, e Políticas para Mulheres; com o 7° Grupamento do Bombeiro Militar (GBM), com o Pelotão Mirim; Tiro de Guerra 07/015; Banco Municipal de Leite; Vigilância Sanitária Municipal (VISA), e com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Teles, além da participação do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Os serviços disponibilizados pelos núcleos da Secretaria Municipal de Saúde foram: aferições de pressão arterial, atividade física e alimentação saudável, imunização, antropometria (peso, altura e índice de massa corpórea), orientações contra o consumo de álcool e tabaco, controle de qualidade de alimentos e derivados, teste rápido de DST/AIDS, teste de glicemia e citologia com o encaminhamento para exames de citologia e mamografia para clínicas conveniadas ao SUS, assim como exames de próstata; aplicação de flúor e o rastreio de câncer oral; atividades educativas, resgate as brincadeiras de criança, pista da dengue com o TG, e palestras com o Núcleo de Atenção ao Tabagismo (NAT) e com a Vigilância Sanitária.

A advogada da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Verônica Vieira, falou para a comunidade sobre a importância do conhecimento das leis nacionais, principalmente na que se refere a defesa e direitos femininos.

A sua palestra teve como foco principal os direitos adquiridos através da Lei Maria da Penha 11.340/2006, que coíbe a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Com os aprendizados do GBM, os jovens do Pelotão Mirim esclareceram as principais dúvidas da população, no que se refere aos acidentes ocasionados por queimaduras, as formas de prevenção e os principais cuidados e formas de tratamento antes de se encaminhar para uma Unidade Básica de Saúde ou hospital.

O sargento Ilson Barbosa Santos disse que o pelotão hoje é formado por 45 crianças, com a faixa etária entre 10 e 12 anos, da Escola Jesus Redentor, tendo como intuito principal retirar das ruas, evitando com isso o acesso às drogas e a violência urbana que assola a juventude.

Adjair Gabriel dos Santos, 11 anos, do Pelotão Mirim do Corpo de Bombeiros, felicitou as ações desta quarta-feira, agradecendo aos coordenadores e técnicos pelos serviços prestados a comunidade do Manoel Teles.

“Gostei muito das atividades de hoje, principalmente as de resgate às brincadeiras de crianças. Só temos a agradecer a tudo que nos foi oferecido”, informou o jovem Adjair Santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *