Prefeitura promove ações culturais no Dia Mundial do Rock
O Dia Mundial do Rock não passará em branco na cidade de Arapiraca. Neste sábado (13), quando se comemora a data pelos adeptos do estilo, a prefeitura realizará uma série de ações para provar que o município respira cultura.
Haverá exposição de discos, exibição de documentário, concursos de guitarristas com premiações e show da banda Poker, durante todo o dia, na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura, bairro do Centro.
Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), Arapiraca está se tornando um polo do Rock, com apresentações todos os meses – em dezembro último, aconteceram sete delas, inclusive, com a presença de bandas de fora.
Em um ano, vieram algumas de Palmeira dos Índios, Girau do Ponciano, Maceió, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo, sem contar as dezenas que já existem aqui, a exemplo da Eyevil, Valley, Storm, Phobbiah, Capona, My Midi Valentine, Kranko, Arranha Céus, Manolation, Azul Manteiga, Tenebris, Metamorfose, Sra. Rita, J CAP, Tick, H1N1, Gato Negro, Priscilla Prill, Macaco Sabiá, Sub Produto de Rock, The Putridness, The Other Side, Jovens Aguardam, Jardim Elétrico e Mopho.
Para coroar este crescente cenário do Rock – que, graças ao projeto Rock Pró-Cultura, apoiado pela Prefeitura de Arapiraca, vem tendo cada vez mais espaço –, neste sábado (10), uma exposição dos “Melhores Discos de Rock de Todos os Tempos” será feita na Casa da Cultura, na Praça Luiz Pereira Lima, antiga Praça da Prefeitura, a partir das 15h.
Em meio à mostra de CDs e vinis de bandas que percorreram as mais de seis décadas do legado roqueiro, uma mesa-redonda será organizada para comentar sobre a importância do Rock enquanto manifestação cultural, a cena no município de Arapiraca e seus festivais, grupos em ascensão estética e a música ultrapassando os limiares dos sons, influenciando filmes e a literatura.
Nela, estarão o incentivador cultural Paulo Lourenço da Silva, dono do Bar do Paulo; o jornalista da revista Rock Meeting e colaborador do site Whiplash, Breno Airan; o artista plástico e colecionador de discos, Cícero Brito; e os críticos musicais Téo Carnaúba e Alexis Zoltan, que integram o programa Planet Rock, na rádio Nova FM, aos domingos à noite.
Em seguida, haverá a exibição do documentário “Raul – O início, o fim e o meio”, de 2012, dirigido por Walter Carvalho, com duração de duas horas, também na Casa da Cultura.
Às 18h, na Tenda Cultural da praça, dois concursos ocorrerão sequencialmente. Um de guitarristas, o “Chegue e Toque”, e outro dos aspirantes a músicos, sendo este o “1º Air Guitar Arapiraca”.
A primeira competição consiste no guitarrista que tiver melhor desempenho solo com seu instrumento próprio em mãos. Como prova de seu reconhecimento por parte da comissão julgadora e do público presente, este ganhará camisas, troféu e outros prêmios.
Outro grande momento da noite do Dia Mundial do Rock será a primeira edição do concurso de air guitar, prática que é tradição em festivais pelo mundo. “Esta é uma competição interessante, pois, na verdade, o guitarrista está sem guitarra, apenas fazendo os trejeitos de um. Quem fizer a melhor performance levará uma guitarra de verdade para casa”, adianta o produtor cultural Janu Leite, um dos envolvidos na organização do evento.
Com o apoio da loja de instrumentos musicais Eletrorádio Gomes, uma guitarra Stratocaster de marca Memphis, com afinador eletrônico embutido, correia e bag, será dada ao vencedor. Para isso, o competidor deve levar um CD ou um pen drive no dia do evento com a música que vai desempenhar ao vivo. O público é quem deverá decidir que ganhará o prêmio.
De acordo com Janu Leite, as inscrições devem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), no Centro Administrativo Antônio Rocha, no bairro de Santa Edwiges, das 8h às 14h até a próxima sexta-feira (12), durante a exposição de discos no Museu Zezito Guedes, no sábado (13), a partir das 15h, ou mandando e-mail após conferir regulamento neste link.
Por fim, às 20h, a banda Poker fará sua apresentação na Tenda Cultural da Praça Luiz Pereira Lima, trazendo para a plateia clássicos de grupos como Led Zeppelin, Black Sabbath, Beatles e Pink Floyd.
“É ideal o contato da Prefeitura de Arapiraca com esta tribo. Pois este estilo musical é expressão pura de comportamento e de saberes e, sendo abertos espaços para a prática do Rock, teremos artistas cada vez mais compromissados e um público fiel”, diz a secretária da Sectur, Tânia Santos.
Reforçando essa afirmação, o vice-prefeito Yale Fernandes (PMDB) pontuou que, este ano, o Viva Arapiraca terá o enfoque no Rock. O festival ocorrerá no final de outubro. Ademais, o Rock Pró-Cultura terá continuidade já neste mês de agosto e o Noise Music Festival e o AraRock Night prometem novas edições ainda em 2013.