23 de julho de 2013

Prefeitura interdita oficina por crime ambiental na AL-115

Mais uma vez, nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Arapiraca voltou à oficina JF Serviços de Manutenção Ltda., nas margens da rodovia AL-115, no bairro de Boa Vista, para verificar se havia irregularidades. O local foi interditado por não oferecer condições de trabalhos para seus 12 funcionários.

A ação conjunta entre as secretarias Municipais de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Territorial, de Finanças e de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa) contou com o apoio de grupamentos do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Durante uma investida do projeto “Arapiraca Acessível”, no último dia 2 deste mês, a mesma oficina havia sido notificada pela segunda vez e teve despachados vários tratores que beiravam a pista, causando transtornos para os pedestres e risco iminente de acidentes.

A prefeita Célia Rocha (PTB), com o intuito de tornar a mobilidade urbana e acessibilidade nas ruas da cidade exemplos em todo o estado, está orientando que ações como esta percorram toda Arapiraca.

Assim que o secretário da Semasa, Yvens Barboza, e o adjunto de Planejamento, Cícero Barbosa, chegaram com suas equipes até local, foi flagrado um funcionário lavando a parte mecânica de uma picape com óleo e o material líquido sendo derramado na calçada da oficina, que fica defronte ao Aeroporto Divaldo Suruagy.

“Isto é crime ambiental, às claras. Além disso, não há condição de os funcionários trabalharem aqui. Existem locais propícios no interior desta oficina para focos de dengue e de proliferação de ratos e escorpiões. Este é um caso também de saúde pública”, pontua Yvenz Barboza, mostrando ao proprietário Francisco Domingos dos Santos que isto, aliado aos muitos equipamentos mais uma vez nas calçadas, lhe rende uma multa de R$ 2.250.

“Se voltarmos aqui e ele estiver com a oficina funcionando, este valor será cobrado diariamente”, atenta o secretário de Meio Ambiente, após interditar o estabelecimento conforme a Lei Municipal nº 2.180/2001.

Diante da multa, o dono da oficina colocou que “nesta terça-feira mesmo, eu vou resolver estas pendências”. Em outra ação, no mesmo bairro, as equipes foram para o depósito de reciclagem Transfer e fizeram uma notificação por conta dos mesmos problemas: risco de dengue, acumulando água e lixo. Segundo o agente de fiscalização da Semasa, Pedro Melo, se o proprietário não comparecer à secretaria, no Centro Administrativo Antônio Rocha, até esta quarta-feira (24), será feito um auto de infração.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento, Cícero Barbosa, o projeto “Arapiraca Acessível” continua fazendo ações, indo desde bares e restaurantes até ferros-velhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *