17 de julho de 2013

Prefeitura capacita profissionais da Saúde contra o tabagismo

A Prefeitura de Arapiraca vem se dedicando aos cuidados e tratamentos aos usuários de tabaco no município.

Na manhã desta quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma capacitação para os profissionais dos Centros e Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o tema voltado ao combate, uso de medicamentos e a importância das atividades físicas no combate ao tabagismo.

As palestras aconteceram no auditório do Centro de Referência Integrada de Arapiraca (CRIA), com a coordenação do técnico Ricardo Leão, do Núcleo de Atenção ao Tabagismo (NAT).

Em sua fala, a farmacêutica Márcia Barbosa informou aos presentes sobre a utilização dos medicamentos no tratamento do usuário tabagista, destacando que o seu uso ajuda ao fumante a lidar com dependência psicológica e a das associações feitas com o cigarro

Já o educador físico Leonardo Novaes destacou a importância de uma alimentação saudável auxiliada da atividade física como um dos métodos mais efetivos a cessação do uso de tabaco.

“A atividade física é o remédio mais barato para quem quer parar de fumar, pois com ela o usuário terá menos contato com o tabaco, além de proporcionar ao seu corpo qualidade de vida”, informou Leonardo Novaes.

A coordenadora municipal de Promoção da Saúde, Fátima Ramalho, falou sobre o envolvimento das equipes técnicas de saúde no apoio aos usuários de tabaco a se encaminharem às Unidades Básicas de Saúde para o início do tratamento.

“É de fundamental importância a presença das equipes de técnicos e agentes de saúde como facilitadores desse trabalho. Esta é uma luta que travamos, e que com muito empenho vamos vencê-la”, apontou a coordenadora Fátima Ramalho.

No Brasil é constatado por ano 200 mil casos de morte ocasionados pelo uso de tabaco, relacionadas as seguintes doenças: hipertensão arterial; aneurismas arteriais; úlcera do aparelho digestivo; infecções respiratórias; trombose vascular; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez.

Após parar de fumar, o risco de ter essas doenças diminuem gradativamente, e o organismo vai se restabelecendo para as suas funções no dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *