Palestrantes apontam para uma Arapiraca mais sustentável
Os estudantes, profissionais da área de Administração e empresários locais que acompanharam o último dia do IV Congresso Alagoano de Gestão para o Desenvolvimento, durante a tarde e a noite de desta sexta-feira (5), puderam perceber que a cidade de Arapiraca não pode crescer sem infraestrutura ou um pensamento voltado à sustentabilidade.
O encontro, que ocorreu no Fórum Desembargador João Oliveira e Silva, no bairro de Santo Edwiges, ainda atentou que o comprometimento da Prefeitura é que deve delinear o desenvolvimento do município nos próximos anos.
A prefeita Célia Rocha (PTB) sabe dos desafios que Arapiraca tem pela frente e está investindo no setor de serviços, que é o grande vetor da economia local.
Durante palestra, o ex-prefeito Luciano Barbosa (PMDB), que é engenheiro civil com mestrado em Economia pela Universidade de Colúmbia, nos EUA, falou sobre sua experiência como gestor por dois mandatos da cidade e comentou que a vinda deste novo shopping exigirá uma reinvenção do comércio local, a fim de uma capacitação maior de quem já faz o mercado fluir por aqui. “Além disso, as outras cidades no entorno têm que acompanhar o crescimento de Arapiraca para que o avanço seja efetivo”, pontua.
O palestrante seguinte, o doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, professor e mestre em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), veio com o tema “Repensando a sustentabilidade no desenvolvimento local: caminhos da Gestão Social” e traçou o dilema limite ecológico versus desenvolvimento econômico e os parâmetros da viabilidade e da sustentabilidade, ressaltando sempre uma relação equilibrada.
Após coffee break, Marçal Rogério Rizzo, doutor em Geografia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tratou da gestão compartilhada no setor do turismo, falando da ótima experiência de sustentabilidade tida na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Marçal Rizzo, mais uma vez, se juntou à mesa com professor Luciano Mendes, da Universidade Estadual de Maringá, e a Maria Gabriela Ferreira, da Ecomarketing Mobile, para uma mesa-redonda sobre sustentabilidade no século 21, apontando ações que fazem a diferença no dia a dia do administrador.
Encerrando o circuito de palestras, o professor de Psicologia com especialização em Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Marketing, Educação, Empresarial e Serviços pela Universidade Católica de Pernambuco, Paulo Barata, colocou novas maneiras de se gerenciar uma empresa desenvolvendo-a com qualidade, responsabilidade e sustentabilidade.
Ao final, os alunos e demais presentes receberam um certificado de 14 horas da organização do congresso.