Mais de 210 casas arapiraquenses abrigam peregrinos do exterior
A Semana Missionária em Arapiraca, que acontece entre esta sexta-feira (19) e o domingo (21), terá mais de 210 famílias acolhendo os peregrinos do Reino Unido que farão a Pré-Jornada Mundial da Juventude na cidade.
Desta feita, os 222 missionários de países como Inglaterra, Irlanda e Escócia, a contar também com os que vêm de outros municípios de Alagoas e até de Sergipe, terão local para pernoitar e interagir ainda mais com os moradores.
Com o empenho da prefeita Célia Rocha (PTB), a recepção deles será feita no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves com um café da manhã, às 9h, antes de um city tour.
Para acompanhar os estrangeiros, 50 intérpretes participarão das atividades litúrgicas, indo de bairro em bairro com eles, a traduzir a palavra de Deus, que segundo Francisco Carlos de Lima Santos, um dos organizadores no acolhimento dos peregrinos em Arapiraca, é a mesma em qualquer idioma e toca o coração de todo cristão. Os voluntários são dos cursos de línguas CCAA, Enter Idiomas, Casa da Cultura e Instituto de Línguas Estrangeiras (ILE), além da Wizard de Aracaju.
“Será realizada a evangelização pelas praças, ruas e residências de nosso município, sendo precedidas por celebrações eucarísticas. Estes missionários serão acolhidos nas casas das famílias arapiraquenses e após a Semana Missionária seguirão para a Jornada Mundial Juventude, que, este ano, acontecerá na cidade do Rio de Janeiro”, diz Francisco.
Segundo Cleia Nobre, outra articuladora na acolhida dos estrangeiros, 214 famílias – sendo 102 delas da Comunidade do Caminho Neocatecumenal – receberão os peregrinos. Afora, o monsenhor José Neto, da Paróquia de Santo Antônio, e o padre Eugênio, da Paróquia Cristo Redentor, também vão ceder suas residências para os jovens.
O publicitário Cainã Leão, de 22 anos, terá dois deles em sua casa, no bairro da Baixa Grande. Ele e mais quatro moram na residência que acolherá os religiosos com o maior zelo. “Será uma experiência agradável, tanto para eles quanto para nós. Sabemos que os estrangeiros estarão aqui para evangelizar e não do ponto de vista turístico, mas estamos preparando um cardápio para que, no dia da recepção, conheçam um pouco das nossas comidas típicas e, por conseguinte, nossa cultura – alguns artistas brasileiros também já foram selecionados para serem apresentados”, diz ele, que vê isso também como uma troca.
O jovem que é irlandês e o outro, inglês estarão em seus aposentos, dispostos a ouvir e a acrescentar na vida dos donos da casa. “E é isso que todo arapiraquense deve fazer quando visitado por estes missionários em suas portas: ser cortês e escutar o que eles têm a falar sobre Deus”, completa Cainã Leão, ressaltando que os intérpretes estarão sempre ao lado, traduzindo.
Arapiraca não estará apenas repleta de pessoas do exterior nesta Pré-Jornada Mundial da Juventude. Há fiéis vindo também de cidades do interior de Alagoas, como de Santana do Ipanema e Campo Alegre, e de Sergipe, dos municípios de Aracaju e Propriá.