27 de julho de 2013

Gestores debatem projetos de desenvolvimento em Mangabeiras

Secretários, assistentes sociais, psicólogos e técnicos da Prefeitura de Arapiraca, com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estiveram reunidos, na tarde deste sábado (27), na Escola de Tempo Integral Dom Constantino Lüers, na comunidade de Mangabeiras, para debater com os moradores os projetos de desenvolvimento sustentável para a localidade.

Na abertura do encontro, a assistente social Joelma Ribeiro, representando o secretário Daniel Rocha, fez uma apresentação de um vídeo acerca da importância do trabalho de reciclagem e a geração de emprego e renda, sobretudo para as 373 famílias que vivem na comunidade.

Em seguida, foi apresentado o objetivo das ações, que visam organizar a associação de coletadores e estimular a geração de emprego e renda.

Para tanto, a administração da prefeita Célia Rocha (PTB) já disponibiliza transporte, equipamentos de proteção individual (EPIs), prensa para o trabalho de armazenamento do material coletado.

Além disso, a prefeitura conseguiu legalizar a associação para o pedido de licença ambiental e, dessa forma, os trabalhadores estarem aptos para receber de empresas parceiras o material para a reciclagem e futura comercialização no mercado local e regional.

O coletador Almir Rogério, 29, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Arapiraca. "É bom vocês ouvirem a gente e nossas propostas, para que o nosso trabalho seja mais valorizado para conseguirmos ganhar dinheiro e sustentar com dignidade nossas famílias", afirmou ele.

Após os debates, ficou definida uma agenda de reuniões para atender cada reivindicação dos moradores, tanto na área de geração de emprego e renda, como também, na melhoria dos serviços de saúde, educação, infraestrutura, entre outros benefícios para a comunidade onde vive a maior parte dos coletadores de lixo e material reciclado do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *