Congresso atenta para desenvolvimento sustentável de Arapiraca
Na tarde desta quinta-feira (4), estudantes, profissionais e empresários acompanharam a abertura dos trabalhos no IV Congresso Alagoano de Gestão para o Desenvolvimento, realizado no Fórum Desembargador João Oliveira e Silva, no bairro de Santo Edwiges.
Um dos temas abordados pelo evento organizado por alunos do 5º período da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi o desenvolvimento sustentável para uma Arapiraca que cresce cada vez mais e tão rapidamente.
Compuseram a mesa Raquel Rocha, vice-reitora da Ufal; Helga Soares, assistente de planejamento da Secretaria Municipal de Educação; Zélia Azevedo, representante do Sebrae; Fabiano Santana, professor de Administração da Ufal e coordenador do evento; Márcio Santos, reitor da Ufal campus Arapiraca; Bruno Setton, coordenador do curso de Administração na Ufal; e Alan Balbino, presidente do Conselho Regional de Administração em Alagoas (CRA/AL).
Para o estudante do 4º período de Administração da Ufal, Bruno Melo Barbosa, “esta é uma iniciativa interessante porque há toda uma busca à informação, à atualização do mercado. E o quesito ‘sustentabilidade’ está em voga mais do que nunca. Vou aprender muito durante este congresso”, diz.
Decerto, o aluno ouviu o coordenador de seu curso, Bruno Setton, dizer que esta era “uma grande oportunidade de discutir novas ideias, que podem se tornar artigos e criação científica em breve”.
A contar com o professor Fabriano Santana, foram mobilizadas 42 pessoas para a organização deste IV Congresso Alagoano de Gestão para o Desenvolvimento, que é uma ação da disciplina Gestão de Projetos. “Os estudantes estão de parabéns por realizar tamanho evento que aborda o futuro da administração”, diz, enfatizando também que alunos de Ciências da Computação da Ufal elaboraram o site deles.
Um dos envolvidos foi Hellywladi Albuquerque, de 25 anos, que hoje cursa o 6º período. “Foi muito proveitoso fazer este evento, porque todos nós da turma estamos aprendendo muito sobre logística. A experiência é válida mais ainda porque o tema é indispensável”, comenta ele.
A primeira palestra foi do diretor presidente da empresa TC Informática e Treinamentos, Pedro Paulo Luz. Em explanação envolvente, convenceu os presentes de que o administrador tem de lidar sempre com mudanças para ser um empreendedor de sucesso.
O segundo palestrante foi Adriano César, consultor do Sebrae e coautor de sete livros, a abordar a gestão e a inovação para a sustentabilidade organizacional. Ele abriu os olhos dos futuros administradores para desenvolverem competências em gestão sustentável e promover o desenvolvimento empresarial.
Houve ainda, depois dele, uma intervenção mostrando os trabalhos das empresas Mercomplás, Popular Alimentos e do empresário Luiz Eudes, de 59 anos, mais conhecido como o “Rei do Suspiro”. Com 18 anos de carreira no ramo, este último relatou os desafios e as metas que todos têm que encarar. Eudes já participou de inúmeros congressos e feiras, além de ter sido destaque de 2005 a 2013 no Prêmio Espia.
E a última palestra foi do doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e hoje professor de Economia da Ufal, Fábio Guedes, traçando a crise sistêmica, desigualdades e sustentabilidade.
Do lado de fora do auditório do fórum, havia stands do Rei do Suspiro, Popular Alimentos, Biscoitos D’lícia, Grupo Coringa e outro do I Feirão de Livros e Festival dos Importados de Arapiraca, com publicações voltadas para os estudantes de Administração e Economia.
Nesta sexta-feira (5), no período vespertino, acontece no mesmo local o segundo dia do congresso com novas palestras e mesa-redonda.